Mercado

Mercados financeiros hoje: Powell, dirigentes do Fed e livro bege concentram atenções no exterior

No Brasil, destaque do dia é produção industrial

Empresária olhando bolsa de valores
Empresária olhando bolsa de valores

A quarta-feira de agenda robusta tem como destaque discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, no Congresso dos Estados Unidos e de mais dois dirigentes do Fed: Mary Daly (São Francisco) e Neel Kashkari (Minneapolis). Ainda nos EUA, tem o Livro Bege, relatórios de emprego ADP e Jolts. No Reino Unido, o ministro de Finanças, Jeremy Hunt, apresenta orçamento de primavera ao Parlamento. No Brasil são esperados a produção industrial, nota do setor externo e balança comercial.

Exterior espera falas de dirigentes do Fed

O ambiente é positivo nas bolsas internacionais, de leve avanço antes de Powell, dirigentes do Fed e indicadores. Os juros dos títulos do governo britânico (Gilts) operam em alta nesta manhã, à espera do anúncio do orçamento de primavera do Reino Unido e de detalhes sobre planos de emissão de Gilts, que deverá aumentar. Na zona do euro, as vendas no varejo subiram 0,1% em janeiro ante dezembro, em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet. Nos EUA, em um discurso de comemoração pelas vitórias nas primárias republicanas na Superterça, o ex-presidente Donald Trump realizou diversas críticas ao governo de Joe Biden e à crise na fronteira entre Estados Unidos e México.

Brasil pode acompanhar exterior positivo

A valorização dos futuros de Nova York e alta do petróleo devem beneficiar o Ibovespa no início dos negócios. O EWZ, maior fundo de índice de papéis do Brasil negociado em Nova York, subia 0,12% no pré-mercado às 7h12. A alta dos retornos dos Treasuries pode pesar na curva de juros futuros, mas o dólar mais fraco ante maioria das moedas é contraponto, assim como a expectativa de queda de 1,6% da produção industrial em janeiro, após alta de 1,1% em dezembro e cinco meses seguidos de crescimento.

Ontem o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, voltou a ressaltar sua preocupação com a inflação de serviços. Na política, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reiterou que haverá uma reunião com integrantes da Comissão Mista de Orçamento amanhã, dia 7, para discutir vetos do governo à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Padilha também afirmou que o governo não fará mais alterações na medida provisória que interrompeu a reoneração da folha de pagamentos. O governo decidiu que enviará ao Congresso um projeto de lei com urgência constitucional para tratar do Perse e da contribuição previdenciária especial para municípios, afirmou nesta terça-feira, 5, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

*Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias