Mercado

Mercados hoje: investidores repercutem tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

Trump anunciou nova alíquota para importações do Brasil ontem, após o fechamento do mercado

A quinta-feira (10) deve ser de grande movimentação no mercado doméstico, que repercute a imposição de novas taxas aos produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos. Ontem, após o fechamento do pregão na B3, o presidente americano Donald Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando uma tarifa de 50% “sobre todo e qualquer produto brasileiro enviado para os Estados Unidos, além de todas as tarifas setoriais”. A nova tarifa passará a valer em 1º de agosto.

Segundo Marcos Moreira, sócio da WMS Capital, a magnitude da tarifa pegou o mercado de surpresa e pode levar a revisões nas expectativas de crescimento econômico do Brasil. “A maioria do mercado não esperava uma tarifa de 50%. A tarifa pode ter um efeito muito negativo no mercado, principalmente porque pode afetar diretamente as exportações, e consequentemente o PIB e a balança comercial [do Brasil]”, disse. De acordo com ele, se a taxa anunciada for de fato imposta, o mercado deve revisar para baixo suas projeções para a atividade econômica brasileira.

Trump anuncia tarifa de 50% ao Brasil; veja os produtos mais exportados aos EUA

Além de repercutir a imposição das tarifas, o mercado deve acompanhar de perto a resposta do governo brasileiro ao anúncio de Trump. O presidente Lula afirmou que o tarifaço será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. A lei brasileira sancionada em abril estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Ainda na pauta doméstica, será divulgado hoje o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho. Investidores deverão analisar os dados com atenção, em busca de novos sinais sobre quais os próximos passos na condução da política monetária.

Relembre o fechamento de ontem

Ontem, mesmo antes do anúncio oficial, o mercado já temia a imposição de tarifas adicionais ao Brasil. Com isso, o Ibovespa B3 fechou o pregão de quarta-feira (09) em queda de 1,31%, aos 137.482,41 pontos. Com o ambiente de maior aversão a risco, o dólar à vista fechou com alta de 1,05%, a R$5,50359.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.