Mercados hoje: semana começa com anúncio das medidas que vão substituir o aumento do IOF
Haddad se reuniu ontem, em Brasília, com líderes do Congresso e dos partidos para discutir as alternativas à elevação do IOF
Depois de uma semana com altas expectativas pelo anúncio das alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou ontem à noite que irá apresentar uma a medida provisória ao Congresso. Segundo ele, a MP irá prever a tributação de títulos hoje isentos, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), e o aumento da taxação sobre as bets.
O ministro se reuniu ontem, em Brasília, com líderes do Congresso e dos partidos para discutir as alternativas à elevação do IOF. Segundo Haddad, há um compromisso de reduzir gastos tributários em pelo menos 10%.
“Os títulos deixarão de ser isentos mas continuarão bastante incentivados. A isenção criava distorções, inclusive na rolagem da dívida pública”, afirmou o ministro sobre fim da isenção de LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito Agrícola). Segundo ele, os títulos serão tributados em 5%.
Boletim Focus
Além da repercussão das medidas anunciadas pelo governo, os investidores acompanham a divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central (BC). O relatório trará as expectativas do mercado quanto ao futuro da Selic, da inflação e do PIB.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.