Mercado

PIB dos EUA encolhe no 2º trimestre e país entra em recessão técnica

Segunda queda consecutiva na atividade eleva preocupação de investidores em meio à tendência de alta de inflação e juros

Foto apresenta bandeira dos EUA hasteada no Capitólio, em Washington.
Atenção agora se volta para política monetária do país. Foto: Adobe Stock

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou contração de 0,9% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados. Essa foi a primeira leitura do indicador divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Departamento do Comércio do país.

Como a atividade econômica encolheu 1,6% nos três primeiros meses do ano, a maior economia global teve dois trimestres consecutivos de retração, um critério normalmente utilizado por economistas para definir uma recessão técnica.

O resultado contrariou a mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, serviço de pesquisa de expectativa de mercado, que apontava para crescimento de 0,4%. O dado, no entanto, está dentro do intervalo das estimativas, que ia de redução de 1,5% até avanço de 1,5%.

O Departamento do Comércio dos EUA informou também dados sobre a inflação do país. O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% entre abril e junho, replicando desempenho do primeiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 4,4% no mesmo intervalo, após alta de 5,2% no trimestre anterior.

A inflação tem preocupado as autoridades monetárias mundiais e levou o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, a elevar os juros básicos do país pela quarta vez este ano. Nesta quarta-feira, 27, o aumento foi de 0,75 ponto porcentual, levando a taxa máxima para 2,5% ao ano

Fonte: Estadão Conteúdo

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias