Mercado

PIB dos EUA encolhe no 2º trimestre e país entra em recessão técnica

Segunda queda consecutiva na atividade eleva preocupação de investidores em meio à tendência de alta de inflação e juros

Foto apresenta bandeira dos EUA hasteada no Capitólio, em Washington.
Atenção agora se volta para política monetária do país. Foto: Adobe Stock

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou contração de 0,9% no segundo trimestre deste ano, em termos anualizados. Essa foi a primeira leitura do indicador divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Departamento do Comércio do país.

Como a atividade econômica encolheu 1,6% nos três primeiros meses do ano, a maior economia global teve dois trimestres consecutivos de retração, um critério normalmente utilizado por economistas para definir uma recessão técnica.

O resultado contrariou a mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, serviço de pesquisa de expectativa de mercado, que apontava para crescimento de 0,4%. O dado, no entanto, está dentro do intervalo das estimativas, que ia de redução de 1,5% até avanço de 1,5%.

O Departamento do Comércio dos EUA informou também dados sobre a inflação do país. O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% entre abril e junho, replicando desempenho do primeiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 4,4% no mesmo intervalo, após alta de 5,2% no trimestre anterior.

A inflação tem preocupado as autoridades monetárias mundiais e levou o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, a elevar os juros básicos do país pela quarta vez este ano. Nesta quarta-feira, 27, o aumento foi de 0,75 ponto porcentual, levando a taxa máxima para 2,5% ao ano

Fonte: Estadão Conteúdo