Notícias

O dia no mercado: Juros mais altos no mundo todo?

Banco Central Europeu anuncia alta de juros e, nos Estados Unidos, há expectativa sobre os rumos da taxa básica

A Rainha Elizabeth II, em retrato em petro e branco, olhando para o horizonte
Monarca mais longeva da história do Reino Unido, Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8). Foto: Divulgação

As taxas de juros na Europa e nos Estados Unidos estão no foco dos investidores profissionais nesta quinta-feira (8).

O Banco Central Europeu anunciou um aumento de 0,75 ponto na taxa básica de juros da região. Como em julho a instituição havia decidido por um aumento de 0,50 ponto, a nova alta significa uma aceleração do ritmo de aperto monetário. A decisão visa a conter a alta dos preços na zona do euro provocada, que já chega a uma taxa anual de 9,1%, provocada especialmente pela guerra na Ucrânia.

O que é taxa Selic? Entenda como ela afeta seu dinheiro

Depois do anúncio da decisão, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que deve haver novas elevações nos juros nas próximas reuniões da instituição. O presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, participa de evento e pode sinalizar qual o rumo das taxas norte-americanas. Os bancos centrais de vários lugares do mundo vêm aumentando as taxas básicas na tentativa de conter a inflação.

No Reino Unido, a preocupação com a alta dos preços levou a nova premiê Liz Truss a anunciar um teto para os preços de energia para residências e empresas. A medida estabelece o limite de 2,5 mil libras na conta anual por domicílio. Com isso, a expectativa é reduzir em até 5 pontos percentuais a inflação que afeta os britânicos e está num patamar semelhante ao do Brasil, cerca de 10%.

A decisão foi anunciada no mesmo dia da morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos. Monarca mais longeva do Reino Unido – seu reinado se estendeu por mais de 70 anos –, a rainha chegou a dar as boas-vindas à nova primeira-ministra Liz Trussa na semana passada.

Aqui no Brasil, antes do feriado, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, deu sinais de que a taxa de juros básica no Brasil, a Selic, pode sofrer mais uma elevação ainda este ano.

Os juros são elementos importantes porque influenciam as atividades das empresas e o consumo, por causa do custo do crédito, e geram impacto na rentabilidade dos ativos. Por isso acabam mexendo tanto com os mercados.

Ibovespa B3 – Abertura

No início das negociações, às 10h, a bolsa brasileira registrou alta de 0,09%, aos 109 mil pontos.

Ibovespa B3 – Fechamento

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,14%, aos 109 mil pontos. As perspectivas de um ganho mais forte observadas antes da abertura foram moderadas pelo aumento da taxa de juros na Europa. Mas o terreno positivo foi garantido por uma visão mais otimista dos investidores dos Estados Unidos, que garantiram altas também nos mercados norte-americanos.

Dólar – Fechamento

A moeda norte-americana fechou em baixa de 0,61%, cotada a R$ 5,20.

Quer entender melhor como os movimentos da economia afetam o seu bolso? Aprenda em cursos gratuitos da plataforma da B3.