Notícias

PIB dos EUA cresce 3,2% no 4º trimestre de 2023

O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da previsão de analistas

Notas de dólar
Notas de dólar

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,2% no quarto trimestre de 2023, segundo revisão divulgada hoje pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de alta de 3,3%.

A leitura mostra significativa desaceleração da economia americana em relação ao terceiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 4,9%.

Em todo o ano de 2023, o PIB americano mostrou crescimento de 2,5%, como já havia sido estimado há cerca de um mês, após o acréscimo de 1,9% de 2022.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,8% no quarto trimestre, perdendo força depois de avançar 2,6% no terceiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2,1% entre outubro e dezembro, depois de avançar 2% no trimestre anterior.

No primeiro cálculo, os ganhos anuais do PCE e de seu núcleo no quarto trimestre haviam sido estimados em 1,7% e 2%, respectivamente.

O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias