Notícias

PIB dos EUA cresce 3,3% no 4° trimestre de 2023 e supera teto das expectativas

Em todo o ano de 2023, o PIB americano mostrou crescimento de 2,5%, maior do que o acréscimo de 1,9% de 2022

Dólar. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O dólar, a moeda dos EUA, é a mais valiosa do mundo. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,3% no quarto trimestre de 2023, segundo cálculo inicial divulgado hoje pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou acima do teto das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que variavam de altas de 1% a 2,8%, com mediana de 2%.

A leitura inicial, porém, mostra significativa desaceleração da economia americana em relação ao terceiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 4,9%.

Em todo o ano de 2023, o PIB americano mostrou crescimento de 2,5%, maior do que o acréscimo de 1,9% de 2022.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,7% no quarto trimestre, perdendo força depois de avançar 2,6% no terceiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2% entre outubro e dezembro, repetindo a variação do trimestre anterior.

O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.