Notícias

PIB dos EUA vem mais fraco no 4º tri de 2022 e anima investidores

A nova estimativa mostra um crescimento anual de 2,7%, contra a projeção anterior de 2,9%. Desaceleração melhora percepção dos investidores que veem menos juros no radar

Dólar. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Os dados mais fracos da economia americana foram puxados pelo menor ritmo de gastos do consumidor. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 2,7% no 4º trimestre de 2022, de acordo com a revisão divulgada nesta quinta-feira, 23/02, pelo Departamento de Comércio americano. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da projeção dos analistas de uma alta de 2,9%. No 3º trimestre, o PIB do país avançou 3,2%.

Os dados mais fracos da economia americana foram puxados pelo menor ritmo de gastos do consumidor – que avançou 1,4% nos últimos três meses de 2022, ante 2,1% previstos na primeira divulgação.

A desaceleração do PIB reduz os temores de apertos monetários mais duros pelo Federal Reserve (Fed) – o banco central americano – para combater a inflação – o que anima o mercado e favorece o Brasil. Com juros mais amenos nos Estados Unidos, os investidores voltam a comprar ações de países em desenvolvimento.

Os economistas alertam, no entanto, que o mercado de trabalho americano continua muito forte – com a oferta limitada de mão de obra – o que eleva os custos salariais para as empresas e pressiona a inflação.

Os números de pedidos de seguro-desemprego, também divulgados hoje, mostram exatamente essa preocupação dos economistas. Houve uma queda de 3 mil solicitações na semana encerrada em 18 de fevereiro, em relação ao período anterior, para 192 mil pedidos. É o menor nível em 21 dias.

Diante desses números, os analistas Henle Investimentos acham difícil acreditar que o aumento dos juros – previsto para a próxima reunião do Fed – será o último – como alguns economistas haviam projetado.

“Embora abaixo da expectativa, o crescimento do PIB dos EUA no 4º trimestre indica uma economia ainda aquecida. A redução de pedidos de seguro-desemprego na última semana reforça a dificuldade que o país está tendo para desaquecer a economia e reduzir a pressão inflacionária”.

Dados animam o mercado

Após a divulgação das revisões do PIB americano, a Bolsa do Brasil (B3) opera no positivo e o dólar comercial em queda firme. Por volta das 13h, o Ibovespa estava em alta de 0,46%, aos 107.640 pontos. A moeda americana caia 0,90%, cotada a R$ 5,12.

Confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.