Quanto vale um Nobel? Veja curiosidades sobre o prêmio
Criado em 1969 pelo Banco Central da Suécia, o Nobel de Economia premia pesquisas que ajudam a entender e transformar a sociedade – e oferece aos vencedores 11 milhões de coroas suecas
O Prêmio Nobel de Economia – oficialmente chamado de Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel – é o mais recente entre os prêmios Nobel e um dos mais respeitados da academia mundial. Ele foi criado em 1969, como uma homenagem aos 300 anos do Banco Central da Suécia (Sveriges Riksbank), e é administrado pela Real Academia de Ciências da Suécia, a mesma responsável pelos prêmios de Física e Química.
Nobel de Economia 2025 premia pesquisadores por estudo sobre como inovação impulsiona crescimento
O prêmio segue o mesmo espírito do testamento de Alfred Nobel, que determinou que sua fortuna fosse usada para recompensar “aqueles que tivessem trazido o maior benefício à humanidade”. A diferença é que o de Economia não estava no plano original do inventor sueco, mas se tornou parte essencial da tradição. Todos os anos, os vencedores são anunciados em outubro, e a cerimônia de entrega acontece em 10 de dezembro, data da morte de Nobel.
Nobel de Economia: mais de meio século de história
Desde sua criação, o Nobel de Economia já teve 57 edições e 99 laureados, com apenas três mulheres entre os vencedores – entre elas, Claudia Goldin, premiada em 2023 por suas pesquisas sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.
Nobel de Economia: o que os prêmios dos últimos anos revelam sobre os desafios da economia moderna
A idade dos laureados também chama atenção: o mais jovem vencedor tinha 46 anos, enquanto o mais velho foi reconhecido aos 90.
Medalha, diploma e um prêmio milionário
Os laureados recebem três símbolos de reconhecimento: uma medalha de ouro, um diploma artístico e um prêmio em dinheiro.
A medalha traz a imagem de Alfred Nobel. Já o diploma é feito de forma artesanal: cada um é único e criado especialmente para o vencedor. O diploma de Literatura, por exemplo, é escrito em pergaminho –uma técnica usada desde a Idade Média –, e os demais são produzidos em papel feito à mão.
O prêmio em dinheiro atualmente é de 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1 milhão), valor que pode ser dividido entre até três ganhadores por edição.
Mais de mil laureados
Os primeiros prêmios Nobel foram entregues em 1901, nas áreas de Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. Entre 1901 e 2025, os Prêmios Nobel e o Prêmio do Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foram concedidos 633 vezes a 1.026 pessoas e organizações. Com alguns premiados mais de uma vez, isso totaliza 990 indivíduos e 28 organizações.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.