Notícias

Saiba quais ações mais se valorizaram desde o início da pandemia

Siderurgia e exploração de petróleo foram alguns dos setores mais favorecidos

Balança pesando moedas e relógios. Foto: Adobe Stock
Não planejar os prazos dos investimentos pode levar a complicações financeiras. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Não há dúvidas de que a pandemia prejudicou a economia de diversos países. Os severos lockdowns na China, epicentro da doença e segunda maior potência econômica do planeta, provocaram consequências negativas em todo o mundo. Hoje, ainda é esperado que o país asiático volte à normalidade e que haja uma retomada da economia chinesa.

Para combater os efeitos da covid-19, os Estados Unidos optaram por medidas de auxílio econômico por meio da injeção de dinheiro na economia, o que fez a inflação disparar. O quadro se perpetua até hoje e aumenta os riscos de uma recessão global.

+ Por que imprimir mais dinheiro não acaba com a crise?

No Brasil não foi diferente: a economia sofreu e a inflação subiu. Porém, desde o começo da pandemia, há três anos, algumas ações se valorizaram, uma indicação de que cada setor econômico pode se comportar de uma forma em um mesmo cenário.

Um levantamento realizado pela TradeMap mostrou quais são as ações com volume financeiro superior a R$ 5 milhões que tiveram rentabilidade superior a 80% nos últimos 3 anos até o dia 22 de fevereiro de 2023.

O destaque da lista é o setor de exploração, refino e distribuição de petróleo; seguido pelo de siderurgia. Vale mencionar o bom desempenho da fabricante de armas Taurus ao longo do período. A empresa foi beneficiada por um decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que facilitou o comércio de armas de fogo no país.

Confira a seguir a relação completa das 15 ações que mais se valorizaram durante a pandemia.

EmpresaCódigoSegmento BovespaRetorno (%), de 21/2/20 a 22/2/23
Unipar (PNB)UNIP6Químicos diversos305,22
Petrorio (ON)PRIO3Exploração, refino e distribuição291,99
Ferbasa (PN)FESA4Siderurgia238,66
Taurus (PN)TASA4Armas e munições211,43
Kepler Weber (ON)KEPL3Máquinas e equipamentos industriais 202,77
SLC Agrícola (ON)SLCE3Agricultura167,22
Bradespar (PN)BRAP4Minerais metálicos161,92
Lupatech (ON)LUPA3Equipamentos e serviços143,51
Vale (ON)VALE3Minerais metálicos134,05
Eternit (ON)ETER3Produtos para construção124,85
Gerdau (PN)GGBR4Siderurgia91,24
Metalúrgica Gerdau (PN)GOAU4Siderurgia89,60
Petrobras (ON)PETR3Exploração, refino e distribuição89,28
Petrobras (PN)PETR4Exploração, refino e distribuição85,94
Celulose Irani (ON)RANI3Embalagens81,74
Fonte: TradeMap

O levantamento da TradeMap também apontou as ações com os piores desempenhos nos últimos três anos. No campo negativo, os destaques ficam por conta da Americanas, com desvalorização de 98,43% no período de 21/2/20 a 22/2/23, IRB Brasil e Marisa, com perdas de 97,53% e 94,56%, respectivamente.

Confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias