Notícias

Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

A China é o nosso maior parceiro comercial, assim a normalização da sua economia ajuda na balança comercial brasileira. Especialistas no tema explicam

Conteiner com cores da china
O regime de tolerância zero contra a Covid foi adotado desde o início da pandemia pelo presidente da China, Xi Jinping. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A China começa a enfrentar a difícil tarefa de fazer a transição da política de Covid-Zero, após três anos intensos de testes em massas, quarentenas rigorosas e bloqueios de grandes cidades. As mudanças no país mais populoso do mundo chegam após uma série de manifestações contra o confinamento e uma perda de fôlego da economia.

O abrandamento das restrições – com a reabertura dos estabelecimentos e a flexibilização das exigências para a circulação de pessoas – traz um alívio para a economia do planeta com o aumento das expectativas para que a China volte a crescer de forma robusta.

estrategista de ações da XPJennie Li e o economista e CEO da Veedha Investimentos, Rodrigo Marcatti, concordam que esse retorno ao normal na segunda maior economia do planeta já traz impactos positivos para a atividade no Brasil e no mundo.

“Um dos motivos pelo qual a gente sentiu tanto impacto foi justamente a hora que a China paralisou os portos, a logística, a produção. Então, isso afetou diretamente a inflação naquele primeiro momento. Uma aceleração mais forte na China agora vai causar reflexo no mundo todo, principalmente nas economias que têm maior relação comercial, como é o caso do Brasil”, explica Rodrigo.

“O país já está há 3 anos em lockdown e/ou medidas bem restritas, ou seja, veríamos a volta de uma demanda reprimida por todo esse tempo versus o resto do mundo que teve uma demanda reprimida por apenas alguns meses. Um exemplo que podemos citar é a volta forte de viagens que podem estimular as economias mais dependentes de turismo, como a Europa”, afirma Jennie Li.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias