Vítimas de fraude no INSS serão contatadas para ressarcimento via aplicativo; entenda
O aposentado ou pensionista deverá sinalizar ao INSS se reconhece aquele desconto

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
Os segurados do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) que tiveram algum desconto associativo em seus benefícios serão notificados na próxima terça-feira, 13. Em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 8, o presidente do Instituto, Gilberto Waller Júnior, disse que essa comunicação será feita exclusivamente pela plataforma Meu INSS.
Segundo o presidente do INSS, 27 milhões de segurados não possuem qualquer desconto em seus benefícios. Esses segurados estão sendo comunicados ainda nesta quinta-feira, por meio da plataforma Meu INSS. O INSS possui hoje 40,6 milhões de beneficiários.
Após aqueles que tiveram algum desconto no benefício serem informados, a partir da quarta-feira, 14, esses beneficiários terão dois canais – Meu INSS e o telefone 135 – para conferir quais foram os descontos e para quais associações. Serão apresentados os descontos realizados nos últimos cinco anos.
Então, o aposentado ou pensionista deverá sinalizar se reconhece aquele desconto, ou seja, se ele realmente firmou uma associação, ou não. Caso ele não reconheça o desconto, não tenha dado autorização, ele deve comunicar o INSS. Não há prazo para fazer essa comunicação de não reconhecimento ao INSS.
A partir daí, a associação envolvida deverá apresentar ao INSS em até 15 dias úteis a documentação que comprove que aquele segurado firmou uma autorização de desconto da mensalidade em seu benefício. Waller ressalta que toda a documentação a ser apresentada será de responsabilidade das entidades associativas. Os segurados não devem apresentar nenhuma documentação e nem fazer uso de terceiros para o processo de ressarcimento.
Caso a associação não comprove a autorização do segurado para o desconto em seus benefícios, ela terá mais 15 dias úteis para devolver a totalidade dos valores descontados. Essa devolução será por meio de um depósito identificado para o INSS, que por sua vez restituirá o valor ao segurado direto na conta em que o benefício é depositado.
Se o pagamento não for feito, será encaminhado para a CGU para medidas cabíveis.
Canais de comunicação do INSS
O governo reforça que os únicos canais de comunicação dos aposentados e pensionistas é o Meu INSS ou o 135. “Esse tipo de comunicação e contato é desburocratizado. O cidadão não precisa juntar documento, nem fazer contato com ninguém. O contato é direto com o INSS. E não é necessário autorizar ninguém a falar com o INSS. Não caia em novos golpes, não é necessário nenhum intermediário. E não precisa correr. Todos serão ressarcidos”, reforçou Waller.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.