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Volume de serviços volta a subir em novembro, mas fica abaixo das expectativas do mercado

Analistas apontam que o resultado positivo se deu principalmente por fatores pontuais, como os shows da cantora Taylor Swift e do grupo Rebelde

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O volume de serviços prestados subiu 0,40% em novembro na comparação com outubro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou ligeiramente abaixo da mediana das estimativas de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,5%. O intervalo de previsões ia de queda de 0,3% a uma alta de 1,6%.

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Na comparação com novembro do ano anterior, houve redução de 0,3% em novembro de 2023, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões eram de uma redução de 1,4% a elevação de 1,6%, com mediana negativa de 0,2%.

Igor Cadilhac, economista do PicPay, ressalta que apesar do resultado positivo na comparação com o mês anterior, “essa é a terceira contração na comparação interanual, que contava com 30 meses consecutivos de avanço”.

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A taxa acumulada no ano – que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior – foi de alta de 2,70%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 3,00%, ante avanço de 3,60% até outubro.

Com o resultado divulgado hoje, o setor passou a funcionar em patamar 10,8% superior ao de fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid. No entanto, o setor operava em novembro em patamar 2,6% abaixo do pico registrado em dezembro de 2022, o mais elevado da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2011.

3 das 5 atividades registraram alta

Três das cinco atividades de serviços registraram ganhos na passagem de outubro para novembro: serviços prestados às famílias (+2,20%), serviços profissionais, administrativos e complementares (+1,00%) e outros serviços (+3,60%).

As atividades que registraram queda na comparação com outubro foram serviços de informação e comunicação (-0,10%) e transportes (-1,00%).

Repercussão do mercado

O mercado reagiu mal ao número divulgado. A avaliação é de que além do resultado abaixo do esperado, a abertura do dado foi negativa. “Na nossa avaliação, esse crescimento é principalmente atribuído a fatores pontuais, tendo em vista que os transportes (-1,0%) e os serviços de informação e comunicação (-0,1%), as atividades de maior peso, recuaram e sinalizam a fragilidade estrutural do setor”, afirmou Cadilhac, do PicPay. “Vale lembrar que, em novembro, houve uma procura elevada por alojamento, alimentação e outros serviços devido aos shows da Taylor Swift e Rebelde”, completou.

A boutique de investimentos Highpar também enfatizou o resultado muito puxado por eventos pontuais. “A fotografia mensal destoou bastante dos três últimos meses, quando o setor reportou queda. No entanto, notamos que a alta em novembro traz consigo alguns efeitos pontuais importantes, sobretudo relacionados a eventos artísticos naquele mês”, diz a nota divulgada pela empresa.

*Com Agência Estado

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