Whey e protetor solar ganham espaço na Black Friday; veja os produtos mais buscados
Levantamento do Google revela que tecnologia e eletroeletrônicos seguem na dianteira, mas suplementos e cosméticos ganham espaço na Black Friday
Por Guilherme Naldis
Se diversificar é essencial para uma estratégia de investimentos, a tática também tem sido usada nas compras. É o que mostra a última edição de uma pesquisa do Google sobre comportamento dos brasileiros durante a Black Friday: o interesse por suplementos alimentares cresceu 24% em relação a 2022, o que deixa a categoria com o primeiro lugar em crescimento de buscas. Perfumaria e cosméticos foi o setor com o segundo lugar no ranking de altas, com 13% de acréscimo.
Mesmo com o avanço de suplementos e cosméticos, a líder de busca e cliques ainda é a tecnologia. Dentre os produtos que integram o item, as pesquisas por iPhones 13 e 14 estão na dianteira absoluta de buscas, seguidos pela airfryer, que teve um aumento de 76% de interesse entre o ano passado e este.
O brasileiro está mais fitness. Ou, pelo menos, está tentando. A alta dos suplementos de proteína, conhecidos como Whey Protein, foi de 49%. Já os pré-treinos avançaram 31% entre 2022 e 2023, seguido pela maca peruana, com 24%, e a vitamina B12, que subiu 21%.
Black Friday maior
No geral, a expectativa é que as vendas aumentem em todos os setores. Segundo Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google, o volume de pesquisas sobre a data promocional tem tudo para superar todos os anos anteriores porque o consumidor está mais confiante. “O primeiro passo já foi dado, que é o volume de pesquisas sobre o tema. Agora, tudo indica que isso vai se transformar em vendas”, disse.
Nunca se pesquisou tanto sobre Black Friday, e o volume de buscas pelo tema já é 50% maior que no ano passado. Garcia aponta para a confiança do consumidor, visto que sete em cada dez pessoas acham que sua situação econômica vai melhorar – 23% a mais que no ano passado.
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“Essa é a primeira Black Friday sem distrações, nem de jogos do Brasil na Copa do Mundo, como ano passado, nem dos impactos da pandemia”, afirma. Além disso, o comprador se “sofisticou”, segundo o especialista.
O estudo revela que 91% dos entrevistados disseram que farão pesquisa de preço antes de comprar na data promocional, e 12% deles afirmam que a confiabilidade do site ou da loja está entre os primeiros chamarizes para uma compra. O primeiro, é claro, são os preços, seguido da qualidade dos produtos, com 24% e 13%, respectivamente.
Ana Frioli, especialista de varejo da gigante de tecnologia, conta que as pessoas estão mais cautelosas com descontos falsos, ainda que haja um amadurecimento da parte dos varejistas. “Por lei, o vendedor não pode mais aumentar o preço para abaixar depois”, explica.
Calor move consumidor
Nunca se buscou tanto sobre calor no Brasil como em 2023 – acréscimo de 520% em relação ao ano passado. Ar-condicionado, ventilador e climatizador estiveram entre os termos mais clicados em todos os dias.
Tapete gelado para pets se tornou o primeiro lugar nas buscas na categoria pets, e cresceu 25% de terça para quarta-feira. O mesmo se observou como protetores solares no setor de cosméticos, com uma alta de 32%.
Em cama, mesa e banho, o cobertor de resfriamento foi o quarto produto mais clicado no período. Na mesma categoria, os cliques em desodorante também cresceram 23%. Outra curiosidade é o grande interesse do brasileiro por geradores de energia. Entre esta segunda e terça-feira, o produto foi o terceiro mais clicado na categoria casa & construção.
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