Como chegar ao final de 2023 e começar 2024 no azul?
Para quem tem dívidas, é preciso traçar estratégias de orçamento e cortar gastos
Fim de ano é um período em que muita gente perde o controle das finanças. Depois da Black Friday, Natal, comemorações de fim de ano, ceia e preparativos para a festa de ano novo, pouca gente pode dizer que não fez nenhuma compra por impulso.
Mas se você perdeu o controle das suas despesas, saiba que ainda há tempo para colocar as contas em ordem e começar 2024 no azul. Para ajudar no planejamento financeiro de quem está nessa situação, o Bora Investir preparou algumas recomendações. Confira a seguir!
Como não se endividar no final do ano?
Se faltou dinheiro no final do ano, a recomendação de Jayme Carvalho Jr., economista e sócio da SuperRico, é se concentrar nos gastos que não podem esperar: “pensando nas contas que chegarão no começo do ano, uma boa ideia pode ser parcelar os tributos públicos, como o IPTU e IPVA. Se há dívidas, então é preciso quitar as mais caras primeiro.”
Outra recomendação é se atentar aos juros das cobranças. “Tributos públicos têm juros menores que cartões de crédito, por exemplo. Então, se faltou dinheiro e uma conta terá que esperar, deve ser aquela com menor cobrança de juros“, afirma Jayme.
Segundo o economista, se as despesas superam as receitas, há um problema de orçamento. “É preciso resolver essa questão o mais rápido possível. Isso é feito ao priorizar os gastos essenciais, o que significa se concentrar no lado das despesas do orçamento. Outra opção é olhar para as receitas e pensar em meios de aumentá-las.”
+ Orçamento mensal: o que é? Veja como fazer!
Se todas as recomendações acima foram seguidas e uma estratégia foi traçada para o pagamento das dívidas, então é preciso também que se adote algumas medidas de controle: “para quem está com o orçamento apertado, é essencial cortar gastos supérfluos e não realizar novas compras”, afirma Jayme.
Como usar o 13º salário?
Se você ainda não queimou o 13º salário com compras de Natal e presentes para familiares e amigos, já saiu na frente. De acordo com Vanessa Thomé, líder regional da XP Investimentos no Centro-Oeste, a prioridade do salário extra deve ser quitar as contas.
“O 13º salário deve ser enxergado como um meio para desafogar o caixa, que só deveria ser utilizado para lazer, presentes de fim de ano ou investimento por aqueles que não possuem dívidas e que já têm uma outra reserva para as contas de janeiro”, orienta Vanessa.
Se você já fez as compras, o ideal é separar o que sobrou para quitar as dívidas. Também vale guardar esse dinheiro para pagar os impostos do começo do ano, como IPTU e IPVA. E comece já a se organizar para não chegar ao fim de 2024 da mesma forma.