Objetivos financeiros

Geração Z investe menos em poupança; compra de imóvel ainda é maior sonho entre jovens

Jovens aplicam mais em bancos digitais e se informam pelas redes sociais sobre investimentos

A geração Z é a que menos investe na poupança, e, ao mesmo tempo, é a que mais investe em outros produtos financeiros, como fundos, moedas digitais e ações. Junto com essa geração, os millennials e a geração X esperam usar o dinheiro investido na compra de imóveis.

É o que mostra a pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha divulgada nesta quarta-feira (3)

Chamada de Raio X do Investidor, o estudo ouviu 5.818 pessoas de todas as regiões do País entre os dias 9 e 29 de novembro de 2022. Foram entrevistados brasileiros economicamente ativos com 16 anos ou mais de diferentes classes sociais. A margem de erro é de um ponto porcentual, para mais ou para menos.

Menos jovens na poupança

A caderneta de poupança é menos citada na pesquisa entre as gerações mais novas, que incluem os millennials e Z. Mesmo assim, esse é o instrumento de investimento mais usado em todas as faixas etárias.

Entre a população de 41 e 75 anos, que engloba as gerações X e boomers, a poupança aparece em destaque e é usada por 31% e 30% dos entrevistados, respectivamente.

Os demais produtos financeiros – fundos, moedas digitais, ações — são mais utilizados pelos jovens, ainda que em um patamar abaixo de dois dígitos.

A pesquisa mostra que a principal vantagem percebida de aplicar o dinheiro em produtos financeiros é o retorno do investimento, que aparece em primeiro lugar para os investidores da geração Z, com índice de 37%, seguido de segurança financeira. O resultado foi o inverso do registrado no ano anterior, quando a segurança era a principal vantagem de se investir para esse grupo.

Para as gerações mais velhas, no entanto, segurança, com a possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira, figura no topo, com percentuais de 42% (millennials), 50% (geração X), 47% (boomers) e 48% (76 anos ou mais), cenário já constatado em 2021.

A geração com maior porcentual de pessoas com conta ou poupança em bancos tradicionais é a dos millennials, com 75%, e vale ressaltar que, nessa mesma parcela da população, os bancos digitais também tiveram um índice relevante: 51%.

Jovens à procura de um imóvel

Quando questionados sobre o destino que darão ao retorno das aplicações, a população dos 16 aos 60 anos – gerações Z, millennials e X – citam em primeiro lugar a compra de um imóvel. Já para os mais velhos, de 61 anos em diante, manter o dinheiro aplicado para emergências e estabilidade financeira é o mais importante.

Para a geração Z, em segundo lugar aparece o desejo pela compra de carro ou moto; em terceiro, manter o dinheiro aplicado e, em quarto, vem a educação, com o objetivo de fazer um curso, por exemplo.

Para a população com 76 anos ou mais, aparecem ainda com destaque as atividades de lazer/viagens (18%) e deixar para os filhos (17%), ambos com o maior percentual entre todas as gerações.

Como se informam?

A geração Z é a que menos se interessa ou confia em buscar, presencialmente, informações para decidir o melhor produto financeiro, seja com gerentes ou especialistas de investimento. Sua principal fonte de informações são sites de notícias e amigos e parentes, com percentuais de 21% cada. 

Já as pessoas a partir de 26 anos admitem que, quando o assunto é investimento, ainda confiam mais em gerentes e assessores/especialistas para receber orientação presencialmente, com índices acima de 22%.

Os influenciadores continuam exercendo um papel importante como principal meio de busca de informações, especialmente entre as pessoas da geração Z, que registraram em 2022 os mesmos 12% de preferência de 2021. O conteúdo das postagens desses formadores de opinião é o que chama mais a atenção desse público.

A pesquisa mostra que os millennials e a geração X, que englobam as pessoas dos 26 aos 60 anos, acompanham os influenciadores digitais para se manterem atualizados, ter mais conhecimento e aprender a investir. Elas citam também a forma mais objetiva, simplificada e fácil de entender como as razões principais para seguir esses criadores de conteúdo.

Entre os canais de comunicação favoritos para se informar sobre investimentos, YouTube e Instagram tiveram percentuais acima de 50% nas preferências da geração Z, seguidos de portal/sites (32%) e podcasts (24%). Televisão ainda foi a escolha preferida para as gerações X, boomers e os 76 anos ou mais, assim como visto na edição anterior. Jornais/revistas, WhatsApp e rádio também se destacaram entre os boomers.

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