Investir melhor

15 filmes sobre o mercado financeiro para assistir nas férias

Longas de ficção e documentários mostram as mais diversas facetas do mercado financeiro

As tensões políticas e econômicas e as estratégias de negócios estão em foco em diversos longas de ficção e documentários que mostram o mercado financeiro em suas mais diversas facetas. Por meio dessas obras, dá para se entreter e aprender um pouco sobre este universo. Confira a seguir uma lista em ordem alfabética com 15 filmes, que inclui clássicos, produções recentes, ficção e documentário para saber mais sobre finanças.

1. À caça de Madoff (Chasing Madoff, 2010)

Documentário, 1h30

Dirigido por Jeff Prosserman, este documentário canadense mostra a investigação liderada por Harry Markopolos contra Bernard Madoff, um operador financeiro norte-americano acusado de fraude financeira.

As investigações apontaram que Madoff usava dinheiro de novos investidores para pagar dividendos aos mais antigos, uma estratégia de pirâmide financeira. Ao fim, Madoff é condenado a 150 anos de prisão por dar um golpe de US$ 65 milhões nos investidores, um esquema que só veio à tona com a crise de 2008, apesar dos esforços de Markopolos de alertar as autoridades. 

Disponível no YouTube.

2. A Fraude (Rogue Trader, 1999)

Drama, 1h30

Este filme narra a história real de Nick Leeson (Ewan McGregor), um jovem funcionário do Barings Bank enviado para Singapura, onde atua como gerente geral da filial. Lá, ele é responsável tanto pela negociação de contratos futuros quanto pela supervisão de operação.

Leeson ascende profissionalmente e seus resultados mostram grandes lucros, quando na realidade ele mascara as perdas. Quando as perdas se acumulam, ele foge para a Malásia, onde descobre que seus erros levaram o banco à falência. Ao voltar para Londres, Leeson é preso, extraditado e sentenciado a seis anos de prisão.

Disponível no YouTube.

3. A Grande Aposta (The Big Short, 2015)

Comédia dramática, 2h11

Este filme, baseado no livro “A jogada do século”, de Michael Lewis, mostra Steve Carell, Ryan Gosling, Christian Bale e Brad Pitt  interpretando investidores que previram a crise de 2008 e apostaram contra o mercado financeiro. 

Explicando conceitos complexos, como o subprime (crédito de risco com juros elevados e sem garantias), o filme conta com as participações e explicações inesperadas de celebridades, como a cantora Selena Gomez e o chefe de cozinha Anthony Bourdain

Disponível em Mercado Play, Google Play, Amazon Prime e Apple TV.

4. A Nova Corporação (The New Corporation, 2020)

Documentário, 1h46

Este documentário apresenta como as corporações tidas como “socialmente responsáveis” permeiam a sociedade e os governos, influenciando políticas econômicas e sociais.

Por meio de crises recentes, como a de 2008 e a pandemia de covid-19, o filme também reflete sobre a importância da regulação e supervisão do sistema financeiro.

Entre os casos apresentados, está o de um banco que empreendeu uma grande iniciativa para salvar a cidade de Detroit, quando as políticas daquela instituição ajudaram a levar a cidade à recessão. 

Disponível em Prime Vídeo.

5. Como ser Warren Buffet (Becoming Warren Buffett, 2017)

Documentário, 1h30

Este documentário traz a história de Warren Buffett, o megainvestidor que nasceu em Nebraska (EUA) e desenvolveu uma estratégia de investimento com foco no longo prazo, o que trouxe muito retorno para seus clientes. 

O filme mostra quem o influenciou ao longo da sua trajetória, traz cenas sobre sua vida e vídeos caseiros até então desconhecidos. Este filme pode ser visto como uma série de lições para investidores iniciantes.

Disponível em Max e Prime Video.

6. Grande Demais Para Quebrar (Too Big to Fail, 2011)

Drama, 1h38.

Baseado no livro homônimo de Andrew Ross Sorkin, o filme mostra os bastidores da tentativa do governo americano de evitar a quebra do sistema financeiro em 2008. Ao longo da trama é possível observar a complexidade do setor financeiro e as forças políticas e econômicas em jogo, destacando a interconexão das economias em todo o mundo.

Disponível em Max e Prime Video.

7. Jogo do Dinheiro (Money Monster, 2016)

Suspense, 1h39

A tensão do filme se faz ao mostrar um sequestro ao vivo em um programa de TV sobre investimentos. Lee Gates (George Clooney) está apresentando o programa ‘Money Monster’ quando o estúdio é invadido por um homem que perdeu tudo seguindo as dicas de investimentos apresentadas naquele programa.

O sequestrador obriga Gates a usar um colete cheio de explosivos e impede a produção de interromper a transmissão. Enquanto o sequestro ocorre, uma investigação tenta descobrir quem é o sequestrador e como salvar todos dentro do estúdio.

Disponível em Netflix, Google Play, Prime Vídeo e Apple TV.

8. O Clube dos Meninos Bilionários (Billionaire Boys Club, 2020)

Drama, 1h48

Joe Hunt (Ansel Elgort) e seus amigos ricos decidem criar um esquema para ganhar ainda mais dinheiro em Los Angeles no início da década de 1980. Eles começam a investir em ações e a fazer operações financeiras arriscadas, acreditando que estão no caminho certo para a riqueza.

As coisas começam a sair do controle quando Ron Levin, interpretado por Kevin Spacey, se envolve com os investimentos e acaba manipulando o grupo. E o que parecia ser um plano simples acaba se tornando perigoso.

A fraude abordada é conhecida como “Esquema Ponzi“, que se caracteriza quando o dinheiro investido por alguém é repassado a outro investidor, que acredita estar recebendo os rendimentos reais de uma outra empresa, mas na verdade recebe dinheiro de novos investidores, em uma estrutura de pirâmide financeira.

Disponível em Prime Vídeo e YouTube.

9. O Dia Antes do Fim (Margin Call, 2021)

Suspense dramático, 1h47

A trama ocorre em um banco de investimento de Wall Street que começa a demitir funcionários. Um desses demitidos deixa com um colega um dossiê que mostra que o banco está à beira de um colapso por exceder valores em contratos de hipoteca. Este funcionário mostra os dados ao seu chefe e, a partir daí, o enredo se desenrola com as decisões para tentar vender os títulos podres e minimizar as perdas que poderão afetar o futuro de todos.

Disponível em Prime Vídeo e YouTube.

10. O Eclipse (L’eclisse, 1962)

Romance dramático, 2h05

Este filme de Michelangelo Antonioni, que traz Alan Delon no elenco, mostra uma jovem que rompe com o namorado mais velho e se apaixona por um jovem corretor da Bolsa de Valores. Ambientado na década de sessenta, O Eclipse é um testemunho de como se davam as transações na Bolsa de Valores em uma época em que nem os telefones celulares existiam. Também é uma oportunidade de ver a extinta Bolsa de Valores de Roma, já que as cenas foram gravadas lá mesmo.

Disponível em Prime Video.

11. O Lobo de Wall Street (The Wolf Of Wall Street, 2013)

Drama biográfico, 2h59

Este longa baseado nas memórias de Jordan Belfort mostra a vida de um corretor da Bolsa de Valores que enriqueceu após práticas fraudulentas em 1990.

Leonardo Di Caprio interpreta Belfort, que decide abrir sua própria corretora, a Stratton Oakmont, que usa táticas agressivas e métodos ilegais para acumular fortuna. Belfort e seus associados exploram investidores e lavam dinheiro, até que a justiça começa a fechar o cerco contra suas atividades ilegais.

A vida de excessos é um dos focos centrais do filme, com festas extravagantes, drogas e comportamentos questionáveis. 

Disponível em Max, Prime Vídeo, YouTube, Google Play, Apple TV.

12. O Mago das Mentiras (The Wizard of Lies, 2017)

Drama policial, 2h13

O ator Robert de Niro interpreta Bernard Madoff, um operador financeiro norte-americano que deu um golpe de US$ 65 milhões e foi condenado a 150 anos de prisão quando o esquema ruiu com a crise de 2008.

Disponível em Max e Prime Video.

13. Salvando o Capitalismo (Saving Capitalism, 2017)

Documentário, 1h13

O ex-secretário do governo americano e professor Robert Reich expõe suas ideias sobre o capitalismo e a desigualdade de renda. Ele sustenta que a estagnação das classes é um fator de falha do capitalismo e propõe ideias sobre como o sistema poderia ser melhorado. 

O documentário é um retrato do sistema econômico estadunidense, partindo de análises sobre a consolidação dos EUA como potência econômica até os dias de hoje, quando o país vê crescer cada vez mais suas taxas de desigualdade social.

Disponível na Netflix.

14. Trabalho Interno (Inside Job, 2010)

Documentário, 2h

Este documentário, dividido em cinco partes, explora o contexto político e as práticas bancárias que levaram à crise global de 2008. Ele começa com um histórico recente que mostra a desregulação da economia em 1980, 1990, até chegar nos anos 2000, quando grandes conglomerados financeiros, companhias de seguros e bancos ganharam ainda mais poder. 

A segunda parte explora a bolha imobiliária e a concessão de hipotecas subprime. A terceira entra na crise financeira e no colapso dos bancos. A quarta parte explora as responsabilidades dos executivos, economistas, acadêmicos, consultorias e outros grupos envolvidos na crise financeira. 

Ao fim, o documentário apresenta as ações de regulação da economia após a crise, com iniciativas consideradas fracas e limitadas.

Disponível em Google Play, Prime Vídeo, Apple TV.

15. Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)

Drama, 2h02

Considerado um clássico entre aqueles que retratam o mercado financeiro, o filme traz Charlie Sheen como Bud Fox, um jovem corretor ambicioso que trabalha com ações. 

Ele busca chamar a atenção do poderoso Gordon Gekko (Michael Douglas), um magnata das finanças conhecido pela filosofia “a ganância é boa”. Para se tornar um protegido de Gekko, Bud se envolve em espionagem corporativa para obter informações privilegiadas.

No desenrolar da trama, Fox enfrenta problemas morais ao perceber as consequências de suas ações e tenta se desvencilhar deste universo em que se envolveu.

Disponível em Disney +.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.