Investir melhor

Alugar ou comprar um carro e imóvel: o que mais vale a pena

Diferentes objetivos podem influenciar na decisão de alugar ou comprar, assim como as vantagens e desvantagens de cada opção

A aquisição de imóvel e/ou carro é a realização de um sonho para muitos, porém com os altos custos e objetivos diferentes, cresce a dúvida sobre se compensa comprar ou alugar tais bens. Se tempos atrás esses dois tipos de bens eram considerados ativos, atualmente é questionável se o mesmo recurso aplicado em investimentos poderia trazer aumento de patrimônio real, com menos risco de depreciação e gastos de manutenção.

Em relação ao automóvel, o analista da Empiricus, Caio Araújo, destaca que ficou muito mais fácil alugar um carro nos últimos anos, com cada vez mais opções de locadoras e de assinaturas. No entanto, a decisão vai depender dos objetivos. 

Para o analista, a pessoa precisa avaliar por quanto tempo e em quais ocasiões o uso deverá ser feito, se de forma pontual ou com mais recorrência e a longo prazo. Em uma situação de uso abaixo da média, alugar é a melhor saída, mesmo que os melhores contratos sejam para prazos maiores.

Se a necessidade for contínua, por um tempo estendido ou indefinido, comprar se torna uma opção mais interessante para essa compradora.

“Teoricamente se você precisa de um carro para um período curto de tempo, o aluguel é mais favorável mesmo que o custo não seja tão barato. Agora, se você precisa permanecer com o bem durante um bom tempo, aí a compra se faz necessária, seja de um modelo seminovo ou zero”, avalia o analista.