“Grandes líderes trazem à tona o melhor das pessoas”, afirma Magic Johnson
Jogador conta sobre seus desafios e traz conselhos que aprendeu durante a trajetória do basquete para os investimentos
Por Rogério Piovezan
Trocar as jogadas nas quadras de basquete para as avaliações de ebtida dentro de um escritório. Essa foi a mudança de vida de Earvin Magic Johnson, de 65 anos, um dos maiores jogadores de basquete dos EUA e CEO da Magic Johnson Enterprises. Para alcançar o sucesso nos negócios, ele afirma que os maiores líderes conseguem trazer à tona o melhor das pessoas que formam a sua equipe. Foi assim na época do basquete e continua da mesma forma — mas agora de terno e gravata.
“Os grandes líderes trazem à tona o melhor das pessoas, que vão ao fim do mundo pelo líder, e esse é meu propósito”, afirma Johnson no último painel da Expert XP 2024.
Em 2020, Johnson participou do evento de forma online, e esta foi a primeira vez que ele participa de maneira presencial.
Nos anos 80, ele ganhou cinco das oito finais que participou na NBA pelo time Los Angeles Lakers e ainda foi eleito três vezes como o jogador mais valioso na temporada daquela época. O exemplo de Johnson vai além das quadras e, agora, ele leva esse espírito competitivo e vencedor para o mundo dos negócios, onde possui um grupo de empresas que valem mais de R$ 1 bilhão.
“Eu tive que me reinventar e não foi fácil. Eu sabia o que era lançar uma bola e marcar, mas eu não sabia nada de negócios. Eu tive que aprender ebtida e eu não entendia nada. Agora isso se tornou a minha vida. Eu aprendi com mentores e mais mentores que, também, me falavam várias verdades. Eu tive muitos mentores e seis deles são meus sócios”, conta.
Ele ficou conhecido, também, por assumir publicamente que era uma pessoa HIV positiva em 1991, em um momento em que o mundo tinha mais preconceitos do que esclarecimentos acerca da doença. “Eu fui colocado nessa posição. Eu não vou parar e todos vocês ainda me verão no Brasil mais algumas vezes”, lembra. Naquela época, Johnson fundou a ONG Magic Foundation para auxiliar as pessoas que vivem com HIV.
Como lida com a rotina?
Não é apenas uma velha máxima do senso comum de que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Johnson faz isso acontecer na prática. “Eu acordo 4h da manhã todo dia. Eu tenho esse tempo de meia hora para pensar em mim e no meu dia, as decisões que tenho que tomar. Eu me exercito por duas horas e depois passo o resto do meu dia no escritório”, diz.
Ele revela que organiza o tempo conforme a ordem de prioridade. “Quando você tem muitos negócios, você precisa priorizar o que fazer. Minha agenda já está organizada para as coisas que irei fazer no dia, mas se acontecer algo importante vou prestar atenção aquele problema inesperado. Mas eu fico no escritório o dia todo. Eu quero realizar muitas coisas e quero ter um dia bom, não só para mim, mas para meus funcionários.”
Como ser um líder nos negócios?
Johnson explica que nenhum líder cresce sozinho. Essa é a chave que, segundo ele, é o que faz a diferença, seja durante uma partida de basquete ou uma reunião dentro do escritório para decidir o futuro da empresa.
“Todos somos líderes. Os melhores líderes fazem com que as pessoas melhorem com eles. Eu penso que meu trabalho é fazer os outros serem melhores junto comigo. Em vez de usar o uniforme do time de basquete, eu uso terno. Continuo como líder, mas de terno e gravata. Assim como ganhei no basquete, quero ganhar nos negócios”, explica.
Quais critérios usa para investir?
Ele não dorme sem analisar a fundo todo o histórico da empresa e as expectativas de crescimento do setor no qual ela esteja inserida. “A minha tese de investimentos é ter múltiplas fontes de receita. Eu olho o setor e vejo se está crescendo ou se irá crescer nos próximos anos”, conta Johnson.
Quando ele pensa em bater o martelo no investimento, ele ainda analisa o passado da companhia. “Se eu for comprar, eu olho os últimos anos também com aquela equipe de gestão. Eu sempre olho e penso: ‘será que eu e minha equipe podemos agregar valor ao negócio?’. Eu tenho que olhar o executivo, o CEO, e garantir que nada de ruim tenha acontecido ali, porque eu sou muito cuidadoso para alinhar minha marca. Isso que me mantém acordado à noite, para garantir que minha marca não seja manchada e nunca enfrente problemas.”
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