Organizar as contas

3 planilhas gratuitas para planejar o seu casamento

Planilhas especializadas evitam excessos de gastos neste momento e permitem acompanhar o fluxo de pagamento dos fornecedores

Pensando em se casar? Existem planilhas para evitar excessos de gastos neste momento e que permitem acompanhar o fluxo de pagamento dos fornecedores de forma que não comprometam o orçamento pessoal.

Ter esse planejamento do casamento detalhado dos gastos da festa e cerimônia evita o endividamento, ainda mais em uma fase delicada que é o início da vida a dois.

+ 5 planilhas de gastos pessoais gratuitas para organizar o orçamento

Além disso, quanto mais perto da data, mais envolvidos emocionalmente os noivos estarão. Nesta hora a empolgação pode tomar conta e o critério para avaliação de necessidades pode ficar comprometido. Por isso, é importante ter uma ferramenta a recorrer, até mesmo para organizar tarefas.

Veja abaixo três opções de planilhas gratuitas para planejar a sua festa de casamento:

Planilha de Simulação de Gastos – iCasei

A planilha oferecida pelo site organizador de cerimônias contém exemplos e um simulador que ajudam o casal a fazer escolhas e trabalhar com prazos.

O site buscou utilizar uma tabela padrão com valores de despesas comuns em um casamento médio. Portanto, seu objetivo é apenas servir como referência, e é possível adaptá-la.

É possível considerar no orçamento a taxa de juros da aplicação financeira onde o investimento está aplicado, descontada a inflação, e o Imposto de Renda, se houver.

Planejamento financeiro para casamento – Lápis de Noiva

A planilha do site especializado sobre casamentos permite controlar do orçamento da festa listando todos os possíveis itens e necessidades da cerimônia.

Inclui também um resumo com previsão de gastos versus gastos reais, uma aba para a lista de convidados e uma aba com orçamento final e fluxo de pagamento.

Planejador de orçamento para casamento – Microsoft Office

Na planilha da Microsoft é possível inserir os gastos estimados e os reais e ter, automaticamente, o porcentual de quanto está abaixo ou acima do orçamento.

No item decoração, por exemplo, há espaço para gastos com flores, toalhas de mesa, etc. Em fotografia, é possível inserir o custo do serviço no dia da cerimônia e também do álbum de fotos. Outros custos como um DJ para casamento devem entrar na planilha.

Um gráfico de pizza diz o quanto cada item está ocupando em relação ao total do orçamento. É possível detalhá-los.

Dicas para planejar o casamento

Veja as recomendações da planejadora certificada pela Planejar, Florence Corrêa, para ajudar na organização da festa:

  • Os noivos devem aproveitar o evento para ter uma conversa sobre dinheiro. O assunto não deve ser tabu. É importante definir, juntos, o orçamento para a festa, e o que cada um deseja para chegar a um equilíbrio.
  • Gastos menores sem controle podem gerar em um gasto adicional relevante. Daí a importância de colocar todas as despesas na ponta do lápis
  • Pesquise muito, pois o preço dos serviços pode variar bastante. Considere gostos pessoais, mas também se atenha ao limite do orçamento.
  • Planeje e comece a realizar o pagamento das taxas de reserva dos principais serviços com antecedência para não ficar sem opções (e pagar mais caro por eles) conforme o evento se aproximar
  • O ideal é determinar uma reserva de emergência financeira para o evento. Ela pode corresponder a 10%, 20% do valor e ajudará com as despesas de última hora, a exemplo de um gerador de luz que ninguém estava considerando no orçamento.

Quer conhecer investimentos mais rentáveis do que a poupança? Confira esse curso oferecido pela B3.