Organizar as contas

5 planilhas de gastos pessoais gratuitas para organizar o orçamento

Não há nada mais efetivo do que anotar todas as despesas pessoais e familiares para, caso seja necessário, cortar gastos que não são prioridades

Mulher usando uma calculadora
O que se quer fazer no final do ano já deveria ter sido planejado. Foto: Adobe Stock

Por Marília Almeida

Os preços de produtos e serviços no país não param de subir, enquanto os juros se mantêm em níveis altos. Nesse cenário, quem não toma cuidado com seus gastos pessoais pode facilmente estourar o seu orçamento mensal e pagar caro se tiver de recorrer a empréstimos para cobrir o rombo. Isso sem contar com a chance desse descontrole financeiro virar rapidamente uma bola de neve de dívidas.

Para evitar essa armadilha financeira não há nada mais efetivo do que anotar todas as despesas pessoais e familiares em uma planilha de gastos mensais e, se for necessário, cortar as despesas que não são prioridades. Essa época de entrega de Imposto de Renda pode ser um bom momento para fazer isso.

+ Orçamento pessoal: o que é? Veja como fazer!

A planilha também é importante para verificar qual é exatamente o valor da renda e das despesas no orçamento. Dessa forma é possível verificar se você está gastando mais do que deveria e para onde está indo a maior parte das suas receitas.

Hoje em dia, há diversas opções de planilhas de gastos pessoais gratuitas, que atendem diferentes perfis e objetivos. Veja abaixo cinco delas:

Planilha Mobills Gratuita

A Mobills oferece o download de uma planilha de gastos pessoais diários no Excel. Ela possui categorias predefinidas, mas nada impede que você altere as opções para que fiquem alinhadas à sua rotina.

Planilha de Orçamento Pessoal B3 

Na planilha de orçamento pessoal da Bolsa de Valores do Brasil, disponível na aba Para Você, do Bora Investir, é possível listar receitas, investimentos e despesas por categoria.

Os gastos pessoais são divididos entre fixos (itens que não podem ser reduzidos, como prestação da casa), variáveis (que acontecem todo mês e podem ser reduzidos, como supermercado e academia), extras (que não ocorrem todos os meses e podem acontecer, como compra do uniforme da escola), e adicionais (que não precisam acontecer todos os meses, como compra de presentes e roupas).

Idinheiro Planilha Gratuita 

Se a ideia é apenas registrar receitas e despesas e entender para onde está indo o dinheiro, a planilha atende os requisitos e permite avaliar gastos mensais.

Há também uma opção mais avançada e outra para gastos familiares, onde cada membro da família pode inserir suas despesas.

Planilha de organização financeira Serasa (Grátis)

A planilha financeira da Serasa permite preencher quanto você quer gastar, quanto gastou e, com base na sua renda, quanto irá guardar até o fim do ano caso continue gastando dessa forma e invista o que sobrar.

A tabela está compartilhada como um documento do Google: para usar, o primeiro passo é clicar em Arquivo e copiar a tabela para uma pasta pessoal. Depois disso, é só começar a editar sua própria tabela. É preciso ter uma conta no Google para fazer esse processo. 

Planilhas do Excel Grátis: para controle de orçamento pessoal

Não sabe fazer uma planilha no programa? Não tem problema. Basta baixar uma já criada pela Microsoft. São diversos modelos de planilhas de orçamento pessoal mensal que podem ser baixados.

No modelo disponível Templates é possível inserir renda prevista e real, bem como as despesas previstas e reais, o que dá aquele choque de realidade que pode ser necessário para controlar compras e gastos desnecessários, especialmente no caso de autônomos e freelancers, cuja renda costuma ser variável.

+ Simulador de Investimentos: conheça 4 alternativas gratuitas

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias