Objetivos financeiros

Simulador de Investimentos: conheça 4 alternativas gratuitas

Simuladores e aplicativos facilitam conquista de objetivos e controle de gastos

Aplicativos
Simuladores e aplicativos são boas ajudas para o planejamento financeiro. Foto: Adobe Stock

Seja para o investidor iniciante ou para quem só planeja começar a investir, hoje há uma série de conteúdos educacionais disponíveis na internet que abordam conceitos básicos sobre finanças. Outra solução são as ferramentas digitais que simulam investimentos ou ajudam a organizar as contas pessoais.

Confira abaixo a seleção que o Bora Investir preparou com quatro ferramentas gratuitas para ajudar você a se tornar um investidor.

A Grana do Vizinho: simulador gratuito que te ajuda a se organizar

Esse simulador gratuito se baseia em dados da B3 para mostrar como pessoas de diferentes perfis montam suas carteiras de investimento.

Funciona da seguinte maneira: uma pessoa acessa a página do simulador e cadastra alguns dados, como idade, gênero e região do país onde reside. A partir daí, a ferramenta mostra a composição da carteira de uma pessoa com as mesmas características. Também indica a média de dinheiro acumulada pela pessoa de perfil parecido e o valor médio inicial de investimentos.

Acesse: A Grana do Vizinho

Por exemplo, de acordo com a Grana do Vizinho, uma pessoa do gênero masculino, entre 26 e 40 anos que reside no Sudeste, tem cerca de 40% de sua carteira composta por CDB, 24% por Tesouro Direto, 23% por ações e o restante é dividido entre fundos e produtos de renda fixa. A média acumulada é de cerca de R$ 30.000 e o valor médio inicial de aproximadamente R$ 2.500.

Importante lembrar que A Grana do Vizinho não se caracteriza como recomendações de investimentos. Para isso, é essencial que se consulte uma corretora ou um profissional capacitado.

Tesouro Direto: use o simulador de investimento online

Por meio do site do Tesouro Direto é possível fazer dois tipos de simulação. Em uma delas, adota-se um título como referência e se responde a uma de duas perguntas: ‘quanto quero investir hoje’ ou ‘quanto quero resgatar no futuro’.

A partir da quantia preenchida, o simulador mostra o valor inicial e aportes mensais necessários. Também compara o rendimento do título com outras aplicações, como CDB e Poupança.

Acesse: simulador do Tesouro Direto

O outro tipo de simulação é para quem ainda não escolheu um título. Ao responder algumas perguntas que abordam objetivos, tempo que se deseja deixar o dinheiro investido, entre outras, a ferramenta aponta a opção mais adequada e seu respectivo rendimento.

Curva de Vitalidade Financeira: simulador da SuperRico

O simulador de investimento da SuperRico considera idade e qual objetivo desejado entre três – viver de renda, guardar dinheiro ou realizar sonhos. Ao responder esse breve questionário, a ferramenta mostra valores necessários para a conquista de tais projetos e o tempo para que sejam alcançados.

Acesse: Curva de Vitalidade Financeira

Para garantir segurança nas previsões, a Curva de Vitalidade Financeira utiliza as projeções de juros do Boletim Focus. O resultado é apresentado por meio de um gráfico que contempla valor necessário e valor guardado, o que facilita a visualização do rendimento ao longo do tempo.

Minhas Economias: organize seu orçamento pessoal

Já que é difícil investir sem que as contas pessoais estejam em dia, uma ferramenta de controle de gastos pode ser de grande ajuda.

O Gerenciador Financeiro do Minhas Economias é um aplicativo disponível para Android e iPhone. Por meio dele, é possível organizar um orçamento pessoal, com a divisão dos gastos em diferentes categorias. Além disso, é possível listar as contas no aplicativo, concentrando o controle delas numa mesma ferramenta.

+ Acesse: Gerenciador Financeiro do Minhas Economias

Por fim, o aplicativo permite criar objetivos e planejamentos financeiros para alcançá-los. Para saber mais sobre finanças pessoais, acesso os conteúdos gratuitos do HUB de Educação Financeira da B3.