Objetivos financeiros

Simulador de Investimentos: conheça 4 alternativas gratuitas

Simuladores e aplicativos facilitam conquista de objetivos e controle de gastos

Aplicativos
Simuladores e aplicativos são boas ajudas para o planejamento financeiro. Foto: Adobe Stock

Seja para o investidor iniciante ou para quem só planeja começar a investir, hoje há uma série de conteúdos educacionais disponíveis na internet que abordam conceitos básicos sobre finanças. Outra solução são as ferramentas digitais que simulam investimentos ou ajudam a organizar as contas pessoais.

Confira abaixo a seleção que o Bora Investir preparou com quatro ferramentas gratuitas para ajudar você a se tornar um investidor.

A Grana do Vizinho: simulador gratuito que te ajuda a se organizar

Esse simulador gratuito se baseia em dados da B3 para mostrar como pessoas de diferentes perfis montam suas carteiras de investimento.

Funciona da seguinte maneira: uma pessoa acessa a página do simulador e cadastra alguns dados, como idade, gênero e região do país onde reside. A partir daí, a ferramenta mostra a composição da carteira de uma pessoa com as mesmas características. Também indica a média de dinheiro acumulada pela pessoa de perfil parecido e o valor médio inicial de investimentos.

Acesse: A Grana do Vizinho

Por exemplo, de acordo com a Grana do Vizinho, uma pessoa do gênero masculino, entre 26 e 40 anos que reside no Sudeste, tem cerca de 40% de sua carteira composta por CDB, 24% por Tesouro Direto, 23% por ações e o restante é dividido entre fundos e produtos de renda fixa. A média acumulada é de cerca de R$ 30.000 e o valor médio inicial de aproximadamente R$ 2.500.

Importante lembrar que A Grana do Vizinho não se caracteriza como recomendações de investimentos. Para isso, é essencial que se consulte uma corretora ou um profissional capacitado.

Tesouro Direto: use o simulador de investimento online

Por meio do site do Tesouro Direto é possível fazer dois tipos de simulação. Em uma delas, adota-se um título como referência e se responde a uma de duas perguntas: ‘quanto quero investir hoje’ ou ‘quanto quero resgatar no futuro’.

A partir da quantia preenchida, o simulador mostra o valor inicial e aportes mensais necessários. Também compara o rendimento do título com outras aplicações, como CDB e Poupança.

Acesse: simulador do Tesouro Direto

O outro tipo de simulação é para quem ainda não escolheu um título. Ao responder algumas perguntas que abordam objetivos, tempo que se deseja deixar o dinheiro investido, entre outras, a ferramenta aponta a opção mais adequada e seu respectivo rendimento.

Curva de Vitalidade Financeira: simulador da SuperRico

O simulador de investimento da SuperRico considera idade e qual objetivo desejado entre três – viver de renda, guardar dinheiro ou realizar sonhos. Ao responder esse breve questionário, a ferramenta mostra valores necessários para a conquista de tais projetos e o tempo para que sejam alcançados.

Acesse: Curva de Vitalidade Financeira

Para garantir segurança nas previsões, a Curva de Vitalidade Financeira utiliza as projeções de juros do Boletim Focus. O resultado é apresentado por meio de um gráfico que contempla valor necessário e valor guardado, o que facilita a visualização do rendimento ao longo do tempo.

Minhas Economias: organize seu orçamento pessoal

Já que é difícil investir sem que as contas pessoais estejam em dia, uma ferramenta de controle de gastos pode ser de grande ajuda.

O Gerenciador Financeiro do Minhas Economias é um aplicativo disponível para Android e iPhone. Por meio dele, é possível organizar um orçamento pessoal, com a divisão dos gastos em diferentes categorias. Além disso, é possível listar as contas no aplicativo, concentrando o controle delas numa mesma ferramenta.

+ Acesse: Gerenciador Financeiro do Minhas Economias

Por fim, o aplicativo permite criar objetivos e planejamentos financeiros para alcançá-los. Para saber mais sobre finanças pessoais, acesso os conteúdos gratuitos do HUB de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias