Tipos de investimentos

CDB: saiba tudo sobre esse investimento que é uma opção à poupança

Modalidade de investimento em renda fixa é indicado para quem busca segurança

Homem digitando em notebook: investidor deve seguir orientações do FGC. Foto: Adobe Stock
Homem digitando em notebook: investidor deve seguir orientações do FGC. Foto: Adobe Stock

Durante muito tempo, as pessoas preferiram aplicar na poupança, seja porque era possível obter um bom rendimento, seja pela segurança de ter uma reserva com liquidez imediata. Mas já há algum tempo a poupança não rende tanto quanto no passado – nos últimos quatro anos, por exemplo, o rendimento não chegou a 5%. Isso quer dizer que quem não buscou outras formas de investir acabou perdendo poder de compra, já que a inflação ficou acima desse patamar em alguns períodos.

Uma opção para quem busca mais rentabilidade sem aumentar sua exposição ao risco é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Trata-se de um investimento em renda fixa, ou seja, com regras de remuneração definidas no momento da compra do título. Isso quer dizer que o investidor sabe com antecedência a fórmula para o cálculo da remuneração e qual o prazo para obtê-la.

Quer saber mais sobre renda fixa? A B3 tem um curso completo, clique aqui para conferir!

O CDB é um título emitido por um banco ou uma corretora com o fim de captar recursos. Na prática, quando emite um CDB, o banco está “pedindo dinheiro emprestado” dos investidores para oferecer empréstimos a outros clientes. Para o investidor, o ganho é obtido na forma juros desse empréstimo. As taxas variam de acordo com cada título, como você pode ver a seguir.

Atenção!

Se o CDB oferecer retorno menor do que 100% da Selic, vale mais a pena investir no Tesouro Selic, que garante a taxa básica de juros com liquidez diária

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.