Organizar as contas

7 dicas para otimizar o acúmulo de milhas aéreas

Milhas podem gerar diversos benefícios como descontos em passagens, hospedagens e aluguel de carro

Arte de um avião dando ao volto ao globo. Foto: Pixabay
As milhas são uma forma de moeda de recompensa oferecida por muitas companhias aéreas e programas de fidelidade. Foto: Pixabay

Imagine viajar de avião comprando passagens com ótimos descontos ou até mesmo sem gastar seu dinheiro? Os programas de milhas aéreas, que permitem esses benefícios, têm se popularizado cada vez mais pela oferta desse tipo de vantagem.

Mas o que são as milhas aéreas e como elas funcionam?

Milhas aéreas são uma forma de moeda de recompensa oferecida por muitas companhias e programas de fidelidade. 

“Elas funcionam como uma espécie de ‘pontos’ que os clientes acumulam sempre que voam com uma determinada companhia aérea, usam serviços de parceiros ou realizam compras com cartões de crédito afiliados ao programa”, explica Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças.

Essas milhas acumuladas podem ser posteriormente resgatadas como diversos benefícios: passagens aéreas, upgrades de classe, hospedagem em hotéis, aluguel de carros e uma variedade de outras regalias, dependendo do programa de fidelidade e de suas parcerias.

Segundo a diretora comercial da Maxmilhas, Juliana Abrantes, elas não são apenas benefícios de viagem. “Juntar e usar milhas é uma maneira de conseguir descontos no varejo, comprar outros produtos e fazer uma grande otimização do planejamento financeiro do consumidor, até mesmo como renda extra”.  

Como acumular milhas?

De acordo com o planejador financeiro, o funcionamento exato das milhas pode variar de acordo com o programa de fidelidade. “Geralmente, quanto mais você voa ou utiliza os serviços dos parceiros, mais acumula. Além disso, existem promoções e ofertas especiais que podem ajudar a acelerar esse acúmulo”.

Glaciano ainda destaca que é importante estar ciente de que as milhas podem expirar se não forem utilizadas dentro de um determinado período de tempo. Então, é fundamental acompanhar o saldo e os prazos de validade para evitar perder esses benefícios.

Dicas para otimizar o acúmulo de milhas

Além de saber como conseguir milhas, algumas dicas podem ajudar a melhorar o acúmulo delas. Confira os pontos nomeados pelo planejador financeiro!

Concentre-se em uma ou duas companhias aéreas

Ao se concentrar em voar com uma ou duas companhias aéreas (ou em companhias aéreas que compartilham o mesmo programa de milhagem), você acumula milhas mais rapidamente, já que todas as suas viagens estarão consolidadas em um único programa de fidelidade.

Use cartões de crédito e consolide os programas de benefícios

Escolha um cartão de crédito que ofereça recompensas em forma de milhas aéreas. Certifique-se de que o cartão se alinhe com suas necessidades e padrão de gastos. Se você participa de programas de fidelidade de hotéis ou locadoras de veículos, muitas vezes é possível transferir os pontos acumulados para o programa de milhas aéreas.

Aproveite as promoções

Fique atento a promoções especiais oferecidas pelas companhias aéreas e parceiros do programa de fidelidade. Muitas vezes essas promoções oferecem bônus extras por voos específicos, compras em parceiros ou transferências de pontos de cartão de crédito.

Use programas de fidelidade de hotéis e aluguel de carros

Muitos programas de fidelidade de hotéis e empresas de aluguel de carros permitem que você acumule milhas ao reservar hospedagem ou aluguel de veículos. Aproveite essas oportunidades para acumular mais benefícios.

Escolha lojas parceiras

Além de voar, muitos programas de fidelidade têm parcerias com diversas empresas, como lojas, restaurantes, postos de gasolina, entre outros. Fazendo compras ou utilizando os serviços desses parceiros, você pode acumular milhas.

Isso vale também para compras online. Ao fazer compras por meio de sites específicos, você pode acumular milhas extras, além das que já ganharia com o seu cartão de crédito.

Pesquisas e promoções

Algumas companhias aéreas oferecem milhas em troca de participação em pesquisas de mercado ou em promoções específicas. Fique de olho nas ofertas divulgadas pelos programas de fidelidade.

Monitore seu saldo e prazos de validade

Acompanhe regularmente seu saldo e os prazos de validade. Use as milhas antes que expirem para evitar perdê-las.

“Seguindo essas dicas, você pode maximizar o acúmulo e aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelos programas de fidelidade”, aponta Glaciano.

Cuidados ao lidar com milhas

Ao lidar com milhas, é importante ter alguns cuidados para garantir que você aproveite ao máximo os benefícios e evite contratempos. Aqui estão algumas precauções a serem consideradas:

Regras de resgate

Leia e compreenda as regras de resgate do programa de fidelidade. Algumas companhias aéreas têm políticas restritivas sobre datas disponíveis para resgate, taxas de serviço e restrições de viagem. Certifique-se de entender essas políticas antes de tentar resgatar suas milhas.

Valor das milhas

Nem todas as milhas têm o mesmo valor. O valor das milhas pode variar dependendo do programa de fidelidade, do tipo de passagem que você está resgatando e da disponibilidade. Faça uma avaliação cuidadosa do valor das suas milhas antes de decidir como utilizá-las.

Segurança da conta

Mantenha a segurança da sua conta de milhas, assim como faria com qualquer outra conta online. Use senhas fortes, evite compartilhar suas informações de login e fique atento a atividades suspeitas na sua conta.

Custo de aquisição

Evite comprar milhas a preços elevados, a menos que seja absolutamente necessário para atingir um objetivo específico de resgate. O custo de aquisição de milhas pode ser alto e pode não valer a pena em muitos casos.

Planejamento de viagens

Planeje suas viagens com antecedência sempre que possível, especialmente se pretende usar milhas para reservar passagens aéreas. A disponibilidade de assentos pode ser limitada, especialmente em períodos de alta demanda.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.