Como falar com crianças sobre dinheiro? Confira dicas da melhor forma de iniciar a conversa
A conversa é o primeiro passo para ajudar as crianças a estabelecerem uma relação equilibrada e saudável com as finanças
Com o Dia das Crianças se aproximando, a seguinte situação é frequente: meninos e meninas pedem presentes de todos os tipos, enquanto responsáveis e familiares se espantam com os preços das escolhas. Mas, mais do que uma data voltada ao consumo, o dia 12 de outubro traz a oportunidade de começar a falar com os pequenos sobre um assunto importante: dinheiro.
A tarefa não é fácil, mas é o primeiro passo para ajudar as crianças a estabelecerem uma relação equilibrada e saudável com as finanças. É o que afirma a gerente de Projetos Educacionais da B3, Marina Naime. “Acreditamos que, quanto mais cedo as crianças tiverem acesso ao conhecimento financeiro, mais preparadas estarão para gerir suas finanças com responsabilidade no futuro. Queremos que elas cresçam compreendendo a importância de poupar e investir, desenvolvendo autonomia financeira e habilidade para tomar decisões sobre seu próprio dinheiro”, afirma.
Como falar com as crianças sobre dinheiro
Pensando nisso, a B3 oferece gratuitamente, por meio de sua plataforma de cursos, a masterclass Educação Financeira para Crianças, ministrada pela consultora internacional de educação financeira e especialista em educação infantil, Cássia D’Aquino.
O conteúdo aborda como ajudar a criança na evolução do uso do dinheiro em cada fase da sua vida, quais os erros mais frequentes que os pais cometem e como lidar com o empreendedorismo mirim, entre outros tópicos.
Na aula, D’Aquino ensina que a mesada deve ser compreendida como um instrumento de educação e que os pais devem estimular as crianças a anotarem seus gastos e terem objetivos para o dinheiro que sejam capazes de cumprir no curto prazo.
“Esse processo de estabelecer, perseguir e conquistar o objetivo fará com que a criança vá desenvolvendo, para a vida adulta, uma mentalidade poupadora, ou seja, alguém que tenha a capacidade de adiar desejos de agora em função de benefícios futuros”, explica a consultora.
+ 5 jogos de tabuleiro que ensinam educação financeira para crianças
Em relação ao valor dado os pequenos, Cássia orienta que os responsáveis sigam a seguinte fórmula: R$ 2 por ano de vida por semana para crianças de até 11 anos de idade. Ou seja, um pequeno de 7 anos receberia R$ 14 por semana. A partir dos 12 anos, a quantia pode ser dada mensalmente. A calculadora para orientar pais e responsáveis nesta equação está disponível no Link.
A masterclass trata, ainda, dos equívocos mais comuns que os pais cometem ao educar financeiramente seus filhos, como estabelecer uma relação entre o desempenho escolar ou de tarefas domésticas e o ganho da mesada.
Assista a masterclass completa em Educação financeira para crianças – B3
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.