Compras online: quais cuidados na hora de comprar em site internacional
Taxas de compras online em site internacional devem estar na conta final do comprador
Fim de ano, Black Friday, independentemente do momento, fazer compras online é preciso planejamento. Mas atenção, se as compras forem em sites internacionais o cuidado deve ser redobrado, principalmente com ‘gastos invisíveis’.
O que prestar atenção em compra internacional
Um dos principais pontos de atenção na hora das compras internacionais online são as taxas. De acordo com Bruna Macedo, planejadora financeira, se você faz uma compra internacional “muito provavelmente esse site é um site internacional, então você já entende que obrigatoriamente vai pagar 3,5% de IOF, fora o frete e as taxas alfandegárias”.
Para ela, esses são os pontos essenciais de colocar na ponta do lápis para fazer a conta do valor do item comprado. Mas, outros itens de atenção devem estar no radar antes da compra.
“É importante levar em consideração que, mesmo que o site seja um site internacional, é necessário pesquisar se é um site de confiança. Já sites mais famosos, como a Shopee, AliExpress e Temu, são marketplaces. Eles estão divulgando, mas a venda não é dele e a entrega não é dele, mas teoricamente o vendedor passa por uma verificação”, alerta a planejadora.
Macedo ainda aponta que é preciso ter em mente que, muitas vezes, essa compra internacional não vai ser para consumo imediato. “As compras nesses sites invariavelmente demoram mais para chegar, elas demoram de 15 a 60 dias para chegar. Então não pode ser uma compra com prazo curto”.
Outro ponto importante que normalmente as pessoas não se atentam quando se faz uma compra com o cartão de crédito ou numa conta internacional é que, independentemente de passar o cartão de crédito na loja em outro país ou comprar pelo site, o câmbio que vai ser considerado para finalizar o preço daquela compra não é o câmbio do dia da compra, é o câmbio da data de fechamento do cartão de crédito.
“Ou seja, você acaba não conseguindo ter uma previsibilidade exata do valor que você vai pagar. Se acontecer uma notícia bombástica do dia que você comprou até o dia que vai fechar sua fatura do cartão, o valor que você calculou pode ser muito diferente. Então, a não ser que sejam compras de valores pequenos, de coisas simples, vale a pena”, explica a planejadora financeira.
Coisas grandes, ela diz, não são tão recomendadas, já que “o custo e a dor de cabeça é maior. Então para valores pequenos ainda acho viável coisas que tem uma discrepância muito grande de valor”.
+ Comprinhas no exterior: vale a pena viajar para fazer compras fora do Brasil?
Checklist de compras em sites internacionais
- Prazo: se atentar ao prazo de compra e chegada até a data que precisa;
- IOF: somar + 3,5% ao preço;
- Taxa de Câmbio: pode oscilar e alterar o preço do cartão de crédito;
- Avaliar compras de grande valor ou grandes produtos, já que aumenta a taxa alfandegária;
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.