Organizar as contas

Dinheiro esquecido: fique atento ao prazo para resgate

Clientes têm até o dia 16 de outubro para sacar o dinheiro de contas paradas

Sabe a sensação boa de encontrar uma nota esquecida no bolso de uma roupa guardada? O Banco Central criou a versão online disso: o Sistema de Valores a Receber (SVR). No site do BC, é possível consultar se você, sua empresa ou algum familiar falecido tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição. Mas atenção: o prazo para sacar esses valores termina no dia 16 de outubro.

Segundo o Banco Central, ainda existem cerca de R$ 8,5 bilhões aguardando para serem recuperados. Se esse dinheiro não for recuperado até o prazo, ele será transferido para o Tesouro Nacional.

Mas quem esquece dinheiro em uma conta? Thaísa Durso, educadora financeira e analista da Rico, lembra que “esses valores podem estar relacionados a contas encerradas sem saque, tarifas cobradas indevidamente, cotas de cooperativas de crédito, saldos de consórcios extintos ou até mesmo saldo em contas pré-pagas ou pós-pagas encerradas”.

Como verificar se você tem dinheiro esquecido?

É simples conferir se você tem algum valor a retirar. Basta acessar o site do Banco Central, no Sistema de Valores a Receber (SVR). Lá, o usuário preenche uma ficha com seus dados e verifica se tem algum valor a resgatar.

Use o dinheiro com sabedoria

Se você encontrou algum valor esquecido, Thaísa Durso sugere resistir à tentação de gastar o dinheiro rapidamente. “Se você tem dívidas, especialmente aquelas com juros altos, como cartão de crédito ou cheque especial, priorize quitá-las. Se suas contas já estiverem em ordem, pode ser uma excelente oportunidade para investir e fazer esse dinheiro crescer”, diz ela.

Segundo ela, o primeiro passo é estabelecer um objetivo. “Definir um objetivo claro vai ajudá-lo a usar esse dinheiro de maneira mais consciente e estratégica”, diz. Se você ainda não tem uma reserva de emergência, Thaísa diz que esse pode ser um bom uso para o dinheiro.

Cuidado com golpes

O Banco Central alerta que não envia links por e-mail ou mensagem, e o único site oficial para consulta é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/ [valoresareceber.bcb.gov.br]. Além disso, fique atento a mensagens suspeitas e nunca forneça seus dados em sites duvidosos. 

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.