Organizar as contas

Quais são os impostos pagos no Brasil? Como funcionam?

Especialistas ouvidos pelo Bora Investir explicam o funcionamento e o pagamento dos principais impostos do país

Entre 1 de janeiro e 2 de maio de 2023 o Brasil pagou R$ 1 trilhão em impostos. É o que aponta o Impostômetro, que já inclui taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. E você, já sabe quais são os impostos pagos no Brasil?

No total, existem 92 impostos no Brasil, de acordo com o site do Portal Tributário. Alguns são pagos pelas empresas, de forma a tributar sua lucratividade, produção ou prestação de serviço. Outros caem na conta dos consumidores na forma de impostos sobre a renda ou embutidos nos produtos.

“De uma forma ou outra, quem arca com os impostos é sempre o cidadão, já que as empresas repassam nos preços dos produtos ou serviços os custos que elas têm com essas taxas”, analisa Leonardo Roesler, especialista em Direito Tributário e Empresarial da RMS Advogados. “O Brasil possui um sistema tributário altamente complexo, composto por uma ampla gama de impostos, taxas e contribuições”.

Afinal, você sabe quem é quem na sopa de letrinhas do sistema tributário brasileiro? Bora entender!

MEI: como declarar o Imposto de Renda e não cair na malha-fina

Qual a diferença entre tributos, impostos, taxas e contribuições?

A cobrança de tributos é feita por meio de vários mecanismos diferentes. Eles se dividem em três tipos principais:

  • As taxas possuem valores fixos e destinos determinados e estão atreladas, diretamente, a um serviço público em particular. Alguns exemplos são: a coleta de lixo, o esgoto e a iluminação pública.
  • Já os impostos são cobrados de acordo com o patrimônio tributado. O Imposto de Renda, o IPTU e o IPVA são os casos mais emblemáticos, já que variam conforme o valor do bem.
  • As contribuições, por sua vez, são coletadas para um fim específico, como a conclusão de obras públicas e outras benfeitorias. 

Cada uma das categorias existe no nível federal, estadual e municipal e variam conforme o estado e a cidade. Juntas, elas contribuem para a arrecadação do Estado, que reverte a verba para serviços públicos para a população, como educação, saúde e segurança. 

Nosso país é o que mais paga impostos na região da América Latina, segundo levantamento da OCDE. Na média, os países latino-americanos cobram 21,7% de tributos sobre seu Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, esse porcentual atinge 33,5%.

Quais são os principais impostos pagos no Brasil?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um dos tributos mais “populares”, já que vem destacado nas notas fiscais. Em resumo, o ICMS é recolhido das empresas que trabalham com compra, venda, transporte e circulação de mercadorias.

“Ele pode ser considerado um dos tributos com a carga mais alta, principalmente quando as operações ocorrem entre estados”, pontua a advogada tributária Maria Carolina Soares. Ela explica que isso ocorre porque as alíquotas variam de um local para o outro e podem ocorrer diferenças entre elas, o que resulta em pagamentos extras. 

Reforma Tributária: entenda as propostas e o impacto positivo nos negócios

Já as contribuições do Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) levam os nomes dos seus destinos. As tributações, que só deixam de fora as pequenas e microempresas, servem para manter os pagamentos de seguro desemprego, abono salarial e de gastos ligados à previdência social. 

“Esses tributos, diferentemente do ICMS, não estão destacados nas notas fiscais eletrônicas, mas também são repassados de forma indireta ao consumidor final”, diz a advogada.

Impostos direto ou indireto?

Outros impostos, como o sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), são cobrados em situações específicas. “O IPI só é recolhido nas operações em que ocorre industrialização de produtos, sejam eles produzidos no país ou não”, explica a tributarista. Soares conta que, na medida em que este imposto é arrecadado das empresas que o repassa ao consumidor, ele pode ser considerado um tributo indireto.

O ITBI, por sua vez, é um imposto direto, pois é pago por quem adquire um imóvel, e sua alíquota varia bastante de uma cidade para outra. Na capital paulista, a porcentagem é de 3%. Em Boa Vista (RO), é de 1,5%.

Ficou mais claro com os impostos funcionam? Se as suas dúvidas forem sobre a declaração de Imposto de Renda, tudo o que você precisa está reunido aqui >> Tudo sobre Imposto de Renda 2023

Para saber ainda mais sobre investimentos educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.