Qual é a história da previdência privada? Como ela surgiu?
O que a previdência privada tem a ver com a monarquia, você sabe? Pois aqui no Brasil, ela foi criada em 1835, quando a gente ainda tinha rei, acredita? Ela foi criada em 10 de janeiro de 1835 por um Decreto Imperial
O que a previdência privada tem a ver com a monarquia, você sabe? Pois aqui no Brasil, ela foi criada em 1835, quando a gente ainda tinha rei, acredita?
Ela foi criada em 10 de janeiro de 1835 por um Decreto Imperial. Chique, né? O tal decreto criou o Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado.
Em 1904, foi fundada a Previ-Caixa, que pagava pensão a famílias de trabalhadores que haviam morrido. Mas demorou um tempão para que a previdência privada fosse realmente regulamentada. Isso só aconteceu em 1977, por meio de uma lei.
Antes de existir a previdência social universal, era a previdência privada que garantia a proteção dos trabalhadores de uma maneira geral.
Quando a previdência social surgiu, a função da previdência privada mudou. Ela passou a ser uma maneira de complementar a aposentadoria. Por isso, até hoje ela é chamada de PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.
Mas foi só nos anos 90 que a coisa realmente pegou e começaram a surgir vários planos, para todos os gostos.
E nesse mundo em que a gente vive agora, que tem cada vez menos vagas formais, esse modo de aposentadoria tem crescido. Em 2021, esse crescimento foi de 11,2%, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida.
Está cada vez mais difícil se aposentar. Nem a Rainha da Inglaterra conseguiu, não é mesmo?