Aprender inglês sem gastar nada? Confira 7 opções gratuitas
Além de abrir portas em todas as carreiras, aprender inglês pode ser divertido e custar pouco
Por Guilherme Naldis
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e quem se qualifica mais, ganha. Isso vale para diferentes áreas de atuação e níveis de experiência. Enquanto habilidades específicas de determinada área podem ser determinantes para um tipo de carreira, outras são mais abrangentes e fazem diferença em todas as trilhas profissionais. E saber falar inglês é uma delas.
Afinal, o mundo está cada dia mais conectado, e a língua inglesa é uma forma de se comunicar com pessoas do planeta inteiro. Além de ajudar a sair na frente da concorrência, o inglês possibilita mais acesso à cultura, pessoas e cursos pelo mundo inteiro.
“Por estarmos em um mundo extremamente globalizado, especialmente com o uso das redes sociais e a presença das empresas e instituições no digital, o inglês ou outras línguas mais faladas, como o espanhol, mandarim, etc., é um investimento rentável para jovens profissionais”, explica Daniela Diniz, diretora da consultoria Great Place to Work (GPTW)
Por que aprender inglês?
De acordo com o Relatório de Tendência em Gestão de Pessoas de 2022, realizado pelo GPTW, só 7% dos líderes e gestores de recursos humanos (RH) afirmaram que o inglês é um pré-requisito para cargos de gestão/liderança. Apesar disso, 43% disseram que é um diferencial. Das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil premiadas em 2023, 70,7% oferecem bolsas para cursos de idiomas, o que mostra que essa habilidade sendo importante. A pesquisa ouviu 2.600 profissionais de RH em todo o Brasil.
“Aprender inglês sempre será um diferencial no mercado de trabalho, mas ter o domínio do idioma hoje já não é um pré-requisito, como já observamos no passado”, diz Diniz. A diferença está na exigência da segunda língua já na entrada do profissional, o que, por muitos anos, significou um filtro social relevante e que impedia a contratação de talentos diversos.
Antigamente, estudar um idioma novo era caro. Hoje ainda existem opções salgadas. Mas, felizmente, já é possível aprender um idioma novo gratuitamente. Por isso, o Bora Investir selecionou algumas formas de aprender a língua de forma gratuita. Bora speak english!
Aplicativos gratuitos
Cada idioma que se aprende é mais uma oportunidade de encontrar um emprego melhor, com uma remuneração maior e, sobretudo, de ficar mais inteligente. Afinal, que não gostaria de ser poliglota e viajar o mundo todo?
Existem vários aplicativos por aí que ensinam idiomas com uma jornada fácil, muito parecida com a de um videogame. A boa notícia é que muitos deles têm opções gratuitas e que funcionam muito bem, além dos planos pagos que permitem acessos ilimitados e conteúdos exclusivos.
Segundo Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil, a melhor forma de assimilar os conteúdos aprendidos é revisando as aulas anteriores assim que se finalize uma unidade. “Volte algumas fases para reforçar o conteúdo e fortalecer as conexões em seu cérebro entre o material antigo e o novo. Assim, será possível misturar as habilidades antigas com novas lições”, disse.
Veja, abaixo, algumas opções gratuitas de aplicativos para aprender inglês e outras línguas. Todas as opções estão disponíveis para Android e iOS.
- Duolingo
O Duolingo é o aplicativo mais conhecido para aprender idiomas e tem uma série de recursos para que os alunos se mantenham motivados, incluindo gamificação e inteligência artificial, que tornam o aprendizado mais leve, divertido e muito eficaz. Além do inglês, o Duolingo oferece aulas de dezenas de línguas.
Nele, o usuário começa aprendendo palavras básicas do inglês e, conforme ganha vocabulário e domina as estruturas da língua, desbloqueia novas aulas sobre temas diferentes do idioma. “Também sugerimos fazer algumas lições todos os dias, mantendo as “ofensivas” (dias seguidos que os alunos completam lições na plataforma) sempre em dia, possibilitando a interação constante com o idioma que deseja aprender”, diz Martins.
- Lingualeo
Diferentemente do Duolingo, no Lingualeo, todos os recursos são gratuitos para todos. O app também é referência no ensino de inglês mas, diferentemente do Duolingo, só oferece a língua inglesa, com foco em falantes da língua portuguesa, russa e turca.
O Lingualeo usa inteligência artificial para classificar o nível de inglês do aluno e, em seguida, traça um jornada personalizada levando em conta fatores como disponibilidade de tempo, experiência e perfil. A ideia é que o usuário aprenda o mais rápido possível.
- Hellotalk
Essa é uma opção para quem tem um pouco mais de bagagem com inglês. O Hellotak é um aplicativo de troca de mensagens, como o WhatsApp. A diferença é que a conversa acontece com estrangeiros: depois de escolher o idioma, o app mostra quem está online para conversar.
A ideia é aperfeiçoar o inglês escrito e falado com a ajuda de uma ferramenta de tradução simultânea. O programa também conta com um corretor gramatical afiado para ajudar com a ortografia da língua e recursos de conversa por áudio, para estimular a conversa falada.
Aulas de inglês na internet
Outra opção virtual são os professores de inglês que oferecem aulas gratuitas e iniciativas de empresas para estudar o idioma. Esses casos requerem mais dedicação e disciplina do aluno, já que as aulas podem ser acessadas fora de ordem e não contam com uma trilha tão estruturada quanto os apps.
Ao mesmo tempo, essa opção é mais interessante para quem gosta de aprender com um rosto humano em vez de animações e áudios ilustrados. Alguns professores dão as aulas gratuitas por filantropia, enquanto outros oferecem amostras gratuitas dos seus cursos pagos.
- Tia do Inglês
Quase uma influenciadora nas redes sociais, o canal de Marcela Miranda, conhecida como “tia do inglês”, tem mais de 819 mil inscritos e é um dos maiores do segmento no YouTube. A professora dá aulas completas pelas redes sociais, mas reserva os conteúdos mais aprofundados para seu curso virtual gratuito.
- Cambridge English
Além de ser responsável por um dos testes de inglês mais aceitos e concorridos do mundo, a universidade inglesa de Cambridge também oferece conteúdo gratuito para o estudo inglês – tanto para a sua prova, destinada a estudantes avançados, quanto para alunos que estão começando a aprender a língua. A plataforma Cambridge Assessment English oferece cursos do básico ao avançado para estudantes de inglês do mundo inteiro, e alguns oferecem até um certificado.
- AskJackie
De volta ao YouTube, a americana Jackie Katsis viveu no Brasil por dez anos e se dedicou a ensinar sua língua materna para brasileiros. Hoje, seu canal tem 801 mil inscritos, e é por lá que a professora mestre e especialista no idioma dá algumas aulas introdutórias. Já o conteúdo mais avançado fica para seus cursos virtuais, que também são gratuitos.
- BBC Learning English
A empresa de comunicação pública do Reino Unido, a BBC, também tem uma iniciativa de ensino do inglês através do seu canal no YouTube e também pelo Spotify. O projeto cresceu tanto que existem canais paralelos, detidos pela própria BBC, destinados a vocabulário, gramática, sintaxe, contexto cultural etc. E, novamente, tudo de graça! Free!
Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.