Ações

O dia no mercado: PIB mais forte e gasolina mais barata

Funcionário de posto segura bomba de combustível enquanto fecha o tanque de um carro
Nova queda no preço da gasolna tem impacto na inflação brasileira. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (1º), os destaques no mercado financeiro nacional são os resultados do PIB do segundo trimestre e uma nova queda no preço dos combustíveis. No exterior, os pedidos de auxílio-desemprego na Ásia e na Europa estão no radar.

Ibovespa B3 – Abertura
O dia começou em alta de 0,38%, aos 109 mil pontos.

Resultado positivo do PIB

O crescimento de 1,2% da economia brasileira no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior veio acima da expectativa dos analistas de mercado. O resultado foi puxado pelo setor de serviços, que se recuperou, com a retomada de atividades presenciais pós-pandemia.

O resultado do indicador pode levar a uma valorização dos ativos na bolsa de valores brasileira – desde que os fatores domésticos superem a cautela com o cenário exterior, que tem queda nos índices das bolsas e no preço das commodities.

Mais uma queda no preço dos combustíveis

Como o presidente Jair Bolsonaro havia sinalizado na noite de quarta-feira, a Petrobras anunciou um novo corte no preço da gasolina. A empresa reduziu em 7% o preço do litro do combustível em suas refinarias.

Ibovespa B3 – Fechamento
O principal índice da bolsa de valores brasileira fechou em alta de 0,81%, aos 110 mil pontos. No cenário doméstico, o crescimento acima do esperado do PIB influenciou os investidores. Lá fora, a percepção de que a alta de juros nos Estados Unidos não será tão grande ajudou os índices Dow Jones e S&P 500 a fechar em alta.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias