Renda variável

Como investir em ações de empresas dos EUA – sem sair da bolsa brasileira

BDRs e ETF são opções para quem quer investir em empresas americanas

O mercado de ações dos Estados Unidos é o maior do mundo e os papéis negociados nas bolsas do país representam cerca de 60% do valor de mercado de todas as companhias listadas no mundo. Por isso, não é incomum que o investidor brasileiro volte os olhos para a maior economia global em busca de oportunidades. 

Quem quer investir em ações de empresas norte-americanas não precisa sair do Brasil ou ter contas em dólar para fazer isso. Investir na renda variável dos EUA é possível também pela bolsa de valores brasileira.  

Por onde investir em ações de empresas dos EUA

Existem duas formas principais para investir em empresas internacionais a partir da B3: os BDRs e os ETFs.

Os Brazilian Depositary Receipts não são ações, propriamente, mas certificados de ações emitidos por empresas estrangeiras que permitem aos brasileiros compor suas carteiras com esse tipo de papel. Ele é negociado da mesma forma que uma ação local, com a mesma facilidade e em real. 

Até 2020, apenas investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão investidos) podiam investir em BDRs. Desde então, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) permitiu que investidores de varejo também pudessem negociá-los. Atualmente existem mais de 800 BDRs disponíveis na B3. 

Já os Exchange Traded Funds são fundos de índices, atrelados a algum indicador. Através deles, é possível acompanhar uma cesta de ativos diferentes com apenas um investimento. Quem deseja aproveitar as oportunidades na bolsa norte-americana, por exemplo, pode comprar um ETF do índice S&P 500, negociado na B3. O S&P 500, abreviação de Standard & Poor’s 500, é um índice composto por quinhentos ativos cotados nas duas principais bolsas dos Estados Unidos, a NYSE e a NASDAQ. 

Benefícios e riscos 

Como todos os investimentos, BDRs e ETFs têm benefícios e riscos, que devem ser avaliados e levados em conta junto com outros fatores, como perfil de investidor, antes de entrar neste universo. 

Para Felipe Amoedo, especialista em ETFs e Criptoativos da HMC Capital, o investimento em BDRs e ETF é positivo pois, não há a necessidade de enviar recursos ao exterior. “E no caso dos ETFs, soma-se o fator diversificação, alcançando temas, setores, indústrias e tecnologias que não estão disponíveis no mercado brasileiro”.   

Vitor Cavalieri, Head de Internacional da InvestSmart XP, aponta como benefício a oportunidade de reduzir o “risco-Brasil”, através do acesso às empresas globais.  

Contudo, ele alerta para o risco cambial, já que a cotação do dólar pode afetar negativamente o valor do BDR, numa eventual desvalorização da moeda americana perante o real.   

Os BDRs de empresas dos EUA com melhores desempenhos 2024 

Um levantamento feito por Einar Rivero, fundador da Elos Ayta Consultoria, trouxe os papéis de empresas dos EUA presentes no BDRx, que mais renderam em 2024. Confira! 

Empresa Código Retorno (%)Volume médio diário em 2024 (Milhares de R$) 
Microstrategy Inc M2ST34 469,98 12.573 
Palantir Technologies Inc P2LT34 460,50 996 
Lumen Technologies, Inc L1MN34 273,44 250 
Nvidia Corp NVDC34 257,50 92.330 
Arista Networks, Inc A1NE34 140,75 287 
Netflix, Inc NFLX34 134,08 3.689 
Walmart Inc WALM34 124,06 853 
Meta Platforms, Inc M1TA34 113,51 12.132 
Trade Desk, Inc T2TD34 109,63 36 
Tesla, Inc TSLA34 109,25 60.410 
General Electric Company GEOO34 105,33 731 
American Express Company AXPB34 105,27 545 
Oracle Corp ORCL34 103,69 865 
Upstart Hldg Inc U2PS34 94,03 26 
Servicenow, Inc N1OW34 93,48 150 
The Goldman Sachs Group, Inc GSGI34 93,46 486 
General Motors Company GMCO34 91,50 461 
Sl Green Realty Corp S1LG34 88,22 48 
Wells Fargo & Company WFCO34 86,74 555 
Fonte: Elos Ayta

A empresa norte-americana com melhor desempenho no último ano foi a MicroStrategy, do setor de tecnologia e com forte investimento em Inteligência Artificial, que subiu 469,98%. 

Em setembro de 2024, segundo da Quantum Finance, as empresas americanas mais procuradas pelos brasileiros para investir foram: 

  • Nvidia Corp 
  • Tesla 
  • Amazon Com 
  • Microsoft Corporation 
  • Alphabet 
  • Apple 
  • Microstrategy 

Como acompanhar investimentos em empresas americanas 

Segundo Cavalieri, não existe muita diferença na rotina de quem já investe em ações de empresas brasileiras. “Através do site da sua corretora é fácil acessar informações e análises sobre as empresas americanas, além da importância de se manter informado sobre indicadores econômicos (inflação, juros, desemprego, etc) e geopolíticos (eleições, guerras…)”. 

+ BDRs: mitos e verdades sobre esse tipo de investimento 

Cenário das ações nos EUA 

No cenário macroeconômico, o head de internacional da InvestSmart XP aponta que a economia americana está muito forte. “O Banco Central está com dificuldades em trazer a inflação para a meta (2%), mesmo tendo atingido o patamar de juros mais altos dos últimos 15 anos”.  

Ainda segundo ele, o mercado espera que algumas medidas propostas pelo presidente recém-empossado, Donald Trump, sejam inflacionárias, como a maior restrição à imigração e o aumento de tarifas de importações para alguns países. 

“A tendência é a atividade econômica se manter resiliente, com baixo desemprego, com dólar mais forte. O momento é muito bom para se expor às empresas americanas, tanto pelo contexto fundamentalista das empresas, quanto pelo contexto macro da dominância global do dólar. Mas parte disso já está precificado desde o momento que ele se tornou favorito na disputa.”, destaca. 

Já Amoedo afirma que o cenário é positivo para empresas americanas em geral neste ano de 2025. Ele destaca o segmento industrial composto por diferentes setores, e small e mid caps. 

“A indústria americana é uma grande beneficiada por legislações como Inflation Reduction Act e CHIPs Act, parte do plano de reshoring dos EUA. Podemos citar setores como Energia (geração, distribuição e infraestrutura elétrica, óleo e gás), Tecnologia (AI, Cibersegurança, Criptoativos). Essa dinâmica também favorece o setor financeiro, em especial bancos que atuam diretamente com empresas small/mid caps”, aponta. 

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.