B3 ampliará horário de negociação para futuros de cripto e ouro a partir de março
Operacionalização do novo horário de negociação acontecerá de forma faseada
O projeto da B3 para ampliar os horários de negociação para contratos futuros de Bitcoin (BIT), Ethereum (ETR), Solana (SOL) e de ouro (GLD) já tem data marcada para ser implementado.
A operacionalização da nova grade horária ocorrerá em duas fases: na primeira, com início programado para o dia 9 de março de 2026, o horário de negociação desses ativos iniciará às 8h, encerrando-se às 18h30. Já a segunda fase começará em 20 de abril de 2026, quando a negociação será estendida até as 20h, consolidando um período de 12 horas diárias de negociação desses produtos, além de suas respectivas rolagens, de segunda a sexta-feira.
A partir da segunda fase, a janela de alocação de derivativos financeiros também será atualizada para as 20h30 para todos os contratos derivativos da bolsa.
Segundo a B3, a companhia seguirá monitorando a liquidez e a adesão dos investidores nessas novas janelas para avaliar futuras expansões para outras classes de ativos.
De acordo com Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, a decisão de ampliar o horário responde a uma demanda crescente de investidores que buscam a segurança do ambiente regulado, mas necessitam de flexibilidade para negociar fora do horário comercial tradicional. “Ao abrir a janela mais cedo e fechar mais tarde, a B3 permite que os investidores ajustem suas posições em um intervalo maior de tempo ao longo do dia, apoiados pela robustez da nossa infraestrutura, com a segurança regulatória e transparência de preços que o mercado organizado e supervisionado proporciona. Nosso objetivo é democratizar o acesso a esses ativos, garantindo que o investidor conte com a proteção de regras claras, contraparte nas operações e governança de alto nível”, afirma o executivo.
Os contratos futuros de criptoativos e de ouro na B3 são estruturados para serem produtos com valor inicial reduzido. Cada contrato representa uma fração do ativo objeto, permitindo exposição às variações de preço sem a necessidade de compra direta ou custódia física e, dada a característica do mercado futuro, ainda oferece ao investidor a oportunidade de potencializar resultados.
A liquidação é exclusivamente financeira e baseada em índices globais, o que elimina as complexidades técnicas de armazenamento de chaves privadas, no caso das criptomoedas. O lote padrão reduzido torna esses derivativos acessíveis tanto para investidores institucionais quanto para o varejo, que podem utilizar esses instrumentos para estratégias de proteção (hedge) ou diversificação de portfólio.
Boletins complementares
Para viabilizar essa extensão, a B3 promoveu ajustes em seus processos de reporte de dados. Após o encerramento da sessão estendida às 20h, a bolsa disponibilizará versões complementares dos arquivos de Boletim de Negócios (BVBG.086) e Boletim de Negociação Simplificado para o Mercado de Derivativos (BVBG.187).
Esses documentos contarão com as as estatísticas finais atualizadas especificamente para os futuros de criptomoedas e de ouro, enquanto as estatísticas dos demais produtos serão mantidas conforme as publicações realizadas anteriormente nos horários habituais. O preço de ajuste dos instrumentos continuará sendo determinado na janela atual da sessão regular, garantindo previsibilidade para o cálculo das liquidações.