Influenciadores debatem evolução dos futuros de cripto na Expert XP
No último mês, foram lançados mais dois contratos futuros de cripto
Por Victor Rabelo
Investidores que realizam operações que visam ganhos no curto prazo, com day trade ou swing trade, têm cada vez mais opções de ativos dentro do mercado regulado. Além dos já tradicionais mini-índice e minidólar, a B3, a bolsa de valores do Brasil, tem expandido a oferta de produtos de criptoativos.
No último mês, foram lançados os contratos futuros de Ethereum e Solana e, além disso, o Futuro de Bitcoin, que está disponível há mais de um ano, teve seu contrato reduzido em dez vezes, o que facilitou o acesso para novos entrantes.
Durante a Expert XP 2025, os influenciadores e traders Alexandre Wolwacz, conhecido como Stormer, e Ariane Campolim, conversaram sobre a evolução do mercado e a transição para quem já opera outros produtos, mas pretende iniciar no universo dos criptoativos.
Ariane destaca que operar no mercado futuro é algo que envolve riscos e, por isso, é importante que o investidor comece com cautela. “Quando você não entende muito sobre o ativo, o primeiro passo é operar pequeno, com gestão de risco e estratégia. A gente bate na tecla de que é preciso colocar pouco dinheiro, pois, infelizmente, no mercado não existe atalho. Começar devagar vai te dar maturidade financeira e até mental para operar”, diz a influenciadora.
Stormer reforça a importância de começar com cuidado e indica, inclusive, que os iniciantes operem em ambiente simulado. “Renda variável não é lugar para aventureiro. Comece devagar, até numa conta demo. Com contrato pequeno, você vai entender o que vai ser interessante para você. Veja em qual ativo você vai se aprofundar porque eles têm características diferentes”, completa.
Outro ponto que pode gerar dúvidas em investidores que estão iniciando no day trade são os custos de negociação. Jackeline Melanias, especialista em produtos de criptomoedas da B3, reforça que além do tamanho reduzidos dos contratos, investir por meio da bolsa é mais barato que no mercado não regulado. “Muita gente acha que operar cripto na B3 é mais caro, quando, na verdade, a tarifa de negociação é mais barata que nas exchanges, inclusive com vantagens para quem está entrando”, afirma.
Para os influenciadores, as criptomoedas são um caminho sem volta e o momento é propício para quem quer começar. “Não resta mais dúvidas que (as criptos) vieram pra ficar. Inclusive, agora, com a possibilidade de ampliação do horário de negociação. Se alguém nunca olhou para cripto, é hora de olhar”, diz Ariane. “Acho que as criptos venceram e, a medida que mais pessoas negociarem, os produtos vão ganhar ainda mais tração”, conclui Stormer.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.