“É possível montar uma carteira ativa com os ETFs disponíveis hoje”, diz Bruno Barino, da BlackRock Brasil
Gestora lança dois fundos listados derivados do índice Bovespa BR+ da B3
O mercado de ETFs (Exchange Traded Funds) no Brasil tem crescido nos últimos anos, tanto em número de investidores quanto em diversidade de produtos – e as gestoras estão otimistas com uma aceleração desse movimento nos próximos anos. Com mais de 150 fundos listados, entre ETFs e BDRs de ETFs, a BlackRock é hoje um dos principais players desse mercado no país e vem atuando para ampliar ainda mais o leque de opções disponíveis aos investidores locais.
Nesta segunda-feira (30), a gestora lança na B3 dois novos ETFs: o iShares Bovespa BR+ Equal Weight B3 (EWBZ11) e o iShares Bovespa BR+ Cap 5% B3 (CAPE11). “Você consegue montar uma carteira ativa com os produtos disponíveis hoje”, afirma Bruno Barino, Country Manager da BlackRock Brasil. “Acho que esses ETFs podem ser usados por qualquer tipo de investidor. Nosso foco é complementar a grade e oferecer mais escolhas para o cliente. Quando pensamos na estratégia da BlackRock no Brasil, queremos trazer mais inovações para o mercado”.
Essa expansão do portfólio também está ligada a uma transformação no mercado de assessoria de investimentos. Para Barino, a maior adoção de ETFs pelos brasileiros passa por mudanças tanto regulatórias quanto comportamentais. “Quando a gente olha o mercado americano, 50% das pessoas já estão no modelo fee based. O Brasil está indo na mesma direção”, diz. Nesse contexto, a BlackRock tem trabalhado com assessores e consultores para apoiar essa transição e destacar os benefícios dos ETFs na construção de portfólios sob esse novo modelo.
“Muitas vezes, os dois modelos podem coexistir. Estamos ajudando os escritórios a entender o que aconteceu nos EUA e na Europa. É um trabalho que está sendo bem aceito. Vejo isso como uma evolução, um complemento. Estamos avançando bastante nessa jornada, trazendo informação para esse cliente”.
Nos Estados Unidos, o crescimento dos ETFs foi impulsionado justamente pela expansão dos chamados “model portfólios”, que funcionam como carteiras recomendadas, montadas pelos assessores, para os diferentes perfis de cliente. “A fundação dos model portfólios são os ETFs, porque você tem um investimento final com nível de eficiência com relação a custo muito grande”, explica Barino. Segundo ele, o movimento observado lá tende a se repetir por aqui. “E agora, para suportar essa transição para o model portfólio, queremos complementar a nossa grade”.
De acordo com a BlackRock, os dois novos produtos oferecem aos investidores uma visão mais ampla e equilibrada do mercado brasileiro, com maior representatividade e novas possibilidades de diversificação.
“São duas soluções que trazem mais equilíbrio e representatividade da economia local para o investidor, com maior diversificação setorial. Os ETFs são instrumentos eficientes para construir portfólios, tanto para as exposições locais quanto para as internacionais, democratizando os investimentos de forma ampla, acessível e com baixo custo. O nosso objetivo é continuar ajudando os investidores brasileiros na jornada de transformação em poupadores e, na sequência investidores”, afirma Barino.
Entenda os novos ETFs
EWBZ11: replica o índice Bovespa BR+ Equal Weight B3, que inclui os ativos do Ibovespa e BDRs de empresas brasileiras listadas no exterior, com ponderação igual entre os emissores. Isso proporciona maior equilíbrio entre as empresas da carteira e dilui o peso das companhias de maior valor de mercado.
CAPE11: acompanha o índice Bovespa BR+ 5% Cap B3, que também reúne ações do Ibovespa e BDRs de companhias brasileiras listadas internacionalmente, mas com um limite máximo de 5% por emissor, permitindo maior concentração relativa. Além disso, reflete, ao mesmo tempo, uma diversificação eficiente entre os nomes mais líquidos do mercado.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.