Itaú Asset lança primeiro ETF híbrido listado na B3
Conheça o GOAT11, composto por 80% renda fixa e 20% renda variável
A Itaú Asset lançou nesta terça-feira (13/05) o GOAT11, primeiro ETF listado na B3 que combina estratégias de renda fixa e variável. O fundo de índice tem sua carteira composta por 80% de renda fixa (com base no índice IMA-B) e 20% de renda variável internacional (com base no S&P 500).
ETFs: tudo o que você precisa saber antes de investir
“Pensando em buscar conveniência e eficiência para o investidor, fomos atrás da inovação. Você não precisa mais escolher entre a proteção da inflação ou o benefício da diversificação internacional”, disse Renato Eid, head de Estratégias Beta & Investimento Responsável na Itaú Asset, durante o toque de campainha realizado na B3. “Com o GOAT11, a gente traz algo que está muito presente na vida do nosso investidor, que é a busca por proteção contra a inflação, junto com os benefícios da diversificação internacional”, explicou.
A parcela de renda fixa do ETF é baseada no índice IMA-B, um índice da Anbima formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA. Já a parcela de renda variável é indexada ao S&P 500, um índice que reúne as maiores empresas listadas nos Estados Unidos.
“A gente tem a proteção contra a inflação, dos títulos do Tesouro IPCA+, e quando a gente pensa em diversificação internacional, a bolsa americana através do índice S&P”, afirmou Eid. “O GOAT11 traz tudo isso aliado a vantagens que os investidores cada vez mais buscam. Vantagens tributárias, de liquidez, de custo, e a transparência”.
“A B3 inova, mais uma vez, com novos lançamentos de produtos proporcionando a diversificação de investimentos e aumento da liquidez dos produtos. O ETF Híbrido tem a vantagem de ser um único ativo que oferece proteção contra a inflação e exposição ao mercado internacional, além de ter liquidez garantida, facilitando a transformação do investimento em dinheiro rapidamente”, afirmou Thalita Forne, Superintendente de Produtos da B3.
Eid lembrou que além da vantagem de ter em um único produto a diversificação entre renda fixa e variável, o GOAT11 traz um benefício tributário. Como o ETF tem a maior parte da composição em renda fixa, sua tributação segue a de ETFs de renda fixa. Assim, o ganho de capital é tributado em 15% de imposto de renda para qualquer período de investimento. Não há incidência de IOF nem de come cotas.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.