Tipos de investimentos

O que são FIIs: aprenda a investir no setor de imóveis

Fundos imobiliários são uma opção para os investidores que querem ter aplicações em empreendimentos como shoppings, galpões e prédios comerciais

Investir em imóveis no Brasil é algo muito tradicional – seja para morar, revender ou obter o rendimento do aluguel. O alto valor e a burocracia envolvida, porém, costumam afastar parte dos interessados. Por isso, na década de 1990, o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) surgiu como uma forma de impulsionar este mercado entre os investidores de pequeno e médio portes.

Mas o que é um FII? De forma resumida, os FIIs são fundos de investimentos formados por pessoas que têm como objetivo comum investir no mercado imobiliário. Ele é criado por um administrador, dentro de bancos ou gestoras de ativos, que realiza o processo de captação de recursos junto aos investidores por meio da venda de cotas.

Você sabia?

O primeiro FII brasileiro foi lançado em 1999 por Moise Politi, na época sócio do Banco Ourinvest. O fundo de investimento do Shopping Pátio Higienópolis tinha 600 investidores, principalmente familiares, amigos e colegas dos sócios, e arrecadou R$ 49 milhões.

Na bolsa de valores do Brasil, os FIIs são identificados por um ticker formado por quatro letras, que representam o nome do fundo, mais o número 11. Quando o fundo é negociado em mercado de balcão organizado, parte do mercado que não está listada na bolsa de valores, ainda se acrescenta a letra B ao final.

O que é o mercado de balcão?

O Mercado de Balcão é o ambiente que permite a realização de operações que não estão registradas na bolsa de valores. Isso não quer dizer, no entanto, que não haja controle ou fiscalização sobre essas transações. O segmento depende da organização e administração de instituições participantes desse mercado.

As principais características do Mercado de Balcão são:

  • Inexistência de um espaço físico de negociação
  • Flexibilidade quanto aos registros das transações
  • Possibilidade de negociação de ativos que não estão habilitados para negociação em bolsa