Índices

B3 lança índice que agrega BDRs de empresas brasileiras ao Ibovespa

Objetivo é ter novo indicador que inclua companhias nacionais listadas no exterior

A B3 vai lançar em agosto o Ibovespa B3 BR+, que combina ações das empresas participantes do Ibovespa com as empresas brasileiras listadas no exterior que tenham Brazilian Depositary Receipts (BDRs) negociados no País. 

O Ibovespa B3 é o principal indicador de desempenho das ações na bolsa e reúne as empresas mais negociadas no mercado de capitais brasileiro. A atual carteira conta com 86 papéis de 83 empresas. O novo índice Ibovespa B3 BR+ terá, além dessas ações, papéis das empresas brasileiras que contam com BDRs negociados na B3, desde que atendam a todos os requisitos da metodologia. Os BDRs são valores mobiliários emitidos no Brasil que possuem como lastro ações emitidas no exterior.  

“A modernização do mercado de capitais nos últimos anos tem exigido que a indústria de índices acompanhe uma demanda cada vez maior de produtos para a diversificação de portfólios. Com a criação do novo índice Ibovespa B3 BR+, estamos oferecendo aos nossos clientes e ao mercado uma tese que reúne em um único lugar as empresas brasileiras mais negociadas, seja via ações ou BDRs”, afirma Marcos Skistymas, diretor de produtos da B3.

Esse é o décimo indicador lançado pela B3 nos últimos dois anos e mais uma tese de investimento que consolida a B3 como a principal provedora de índices no Brasil. “Os índices são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do nosso mercado, já que oferecem aos investidores referências para avaliação, planejamento e diversificação de investimentos”, reforça o executivo.

Com esse lançamento, a B3 cria a possibilidade de desenvolvimento de diferentes subíndices, que poderão ser usados, no futuro, na criação de novos produtos, como os ETFs, que são fundos de índices cujas cotas são negociadas em bolsa, e de índices sob demanda para cada negócio.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.