Ações

O dia no mercado: A economia dos EUA e a indústria do Brasil

Enquanto a taxa de desemprego nos Estados Unidos é maior do que o esperado, a produção industrial no Brasil vem dentro da expectativa

Homem com roupa de proteção trabalha em frigorífico
Produção industrial veio acima da expectativa do mercado. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esta sexta-feira (2) tem como destaque a produção industrial no Brasil e dados de emprego nos Estados Unidos.

Ibovespa B3 – Abertura

0,76%, aos 112 mil pontos

Como está o mercado de trabalho nos EUA

A economia americana gerou 315 mil vagas de emprego em agosto. O resultado veio acima das expectativas dos analistas. Mesmo assim, a taxa de desemprego está em 3,7%, mais alta do que os 3,5% previstos. O mercado financeiro avalia os números de emprego para entender se eles podem levar o Banco Central do país, o Federal Reserve, a subir menos a taxa de juros no país. No início do dia, a avaliação era de que a alta poderia ser menor, levando a uma alta das bolsas de Nova York. A percepção mudou ao longo do dia, contudo, e os principais índices do mercado de ações americano tiveram perdas.

E a produção industrial no Brasil?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial cresceu 0,6% em julho em relação a junho. Na comparação com o mesmo mês de 2021, há uma queda de 0,5%. Os resultados vieram em cima da expectativa dos analistas, mas decepcionam depois de dados melhores do que o esperado para o PIB.

Ibovespa B3 – Fechamento

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,42%, aos 110 mil pontos. Na semana, o resultado está negativo em 1,28%.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias