Renda variável

Tudo sobre Day Trade: como funciona e dicas para operar

Estratégia é feita por investidores que buscam ganhos no curto prazo com operações realizadas ao longo de um dia

Mãos segurando celular que mostra na tela gráficos utilizidados no day trade. Foto: Adobe Stock
O day trader precisa conhecer as estratégias básicas e os tipos de ações mais recomendados. Foto: Adobe Stock

O day trade é uma estratégia que consiste em obter ganhos a partir da variação de preço de determinada ação ou ativo num mesmo dia. Costuma ser adotada por investidores de perfil arrojado, devido aos riscos envolvidos e atrai pela possibilidade de ganhos no curto prazo.

Na época do pregão tradicional, por viva-voz, o responsável por realizar essas operações era o day trader, um profissional de corretoras de ações. Hoje, com as plataformas online de investimento e a maior facilidade de acesso ao mercado financeiro, há pessoas físicas que fazem esse tipo de transação, com a intermediação de uma corretora ou banco de investimentos.

Quando as operações são feitas no curto prazo, mas demoram dias ou semanas, são chamadas de swing trade.

Seja um day trader profissional ou um investidor pessoa física, a estratégia é a mesma: comprar ativos ou ações por preços mais baixos e vender por preços mais altos. Se, por exemplo, uma pessoa compra às 10h uma ação de uma empresa listada na B3 por R$ 30 e a vende por R$ 33, às 16h, teve um lucro de 10%.

Com essa mesma lógica, é possível ter ganho mesmo quando há tendência de queda no preço do ativo. Para isso, o investidor precisa vender as ações no início da tendência de queda para recomprar depois, por um preço mais baixo. Essa operação pode ou não usar um aluguel de ações.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias