Tipos de investimentos

Afinal, como simular um investimento em Tesouro Direto?

O site do oficial do Tesouro Direto é a fonte mais segura de informações sobre os produtos e auxilia investidor na tomada de decisões

Homem acessando o site do Tesouro Direto em um notebook.
No simulador é possível estudar cenários de duas maneiras: de acordo com seus prazos e objetivos e de acordo com o título escolhido.

O site oficial do Tesouro Direto não só explica o que é esse tipo de investimento, baseado em títulos da dívida do Governo Federal brasileiro, mas também ajuda o investidor a descobrir qual é a aplicação mais apropriada para os seus objetivos. Confira a seguir 5 dicas para explorar o site do Tesouro Direto.

Quer saber tudo sobre o Tesouro Direto? Acesse cursos gratuitos no Hub de Educação da B3!

1 – Utilize o site Simulador

Uma das ferramentas mais práticas do site é o Simulador, em que é possível estudar cenários de duas maneiras: de acordo com seus prazos e objetivos e de acordo com o título escolhido.

Simulador investimento tesouro direto

Na primeira situação, o Simulador faz um breve questionário sobre o objetivo do investimento. Nessa etapa, o investidor escolhe a opção que mais se adequa ao seu momento de vida, como se está investindo com foco na aposentadoria, em uma casa nova, uma reserva de emergência, entre outros. Feito isso, o site aponta qual o título do Tesouro Direto é mais adequado para cada meta.

Preços e taxas dos titulos IPCA

Na segunda situação, o investidor já sabe em qual título gostaria de investir e consegue simular a rentabilidade para o dinheiro que tem. Nessa opção, a ferramenta ainda ajuda o investidor a planejar quanto deve depositar de uma só vez ou mensalmente, caso queira resgatar uma determinada quantia no vencimento do título.

Além disso, o simulador permite que o investidor compare a rentabilidade com outras aplicações, como a poupança, e os custos para o investimento, como Imposto de Renda e taxa de custódia.

2 – Veja o Como investir?

A seção “Como Investir” do site do Tesouro Direto esclarece, em 4 passos, como aplicar nos títulos públicos. O site frisa que, para adquirir os papéis, deve ser feito cadastro em banco ou corretora habilitada, ou seja, a aquisição de títulos do Tesouro Direto não é feita pelo site oficial, mas por meio de instituições financeiras.

Como investir no tesouro em 5 passos

O investidor também deve transferir o dinheiro para o banco ou corretora de sua escolha. Para acompanhar as aplicações feitas, é possível se guiar pelo site ou pelo aplicativo oficial do Tesouro Direto, além das plataformas de corretoras ou bancos.

A subseção “Aprendendo a Investir”, por sua vez, disponibiliza alguns vídeos e e-books sobre conceitos básicos do Tesouro Direto.

Você sabia que é possível vender seu título do Tesouro Direto antes do vencimento? Leia mais aqui!

3 – Baseie-se no Histórico de Preços e Taxas

Em “Histórico de Preços e Taxas” há uma série de dados que ajudam o investidor a conhecer melhor cada uma das aplicações. Os dados são exibidos de acordo com o título ou período que se deseja investigar.

Preços e taxas dos titulos

Nessa seção, é possível conferir o balanço mensal feito pelo Tesouro Direto sobre taxas e preços dos títulos; também é publicado um histórico de investimentos, resgates, número de investidores cadastrados, lista dos títulos mais rentáveis do mês, além de preços e taxas de cada título.

4 – Leia a seção Notícias e avisos

Para investidores, é muito importante ter acesso a informações confiáveis. Por ser uma página oficial, o site do Tesouro Direto é uma fonte que pode ser usada sem preocupações.

Confira as noticias e avisos do Tesouro Direto

Na seção Notícias são publicadas, além de novidades sobre os investimentos em Tesouro Direto, avisos de interesse do investidor, como mudanças em taxas de alguns títulos.

Outra vantagem dessa seção é que todas notícias e avisos ficam armazenados, servindo como material de consulta.

5 – Leia também o Blog do Tesouro Direto

Mais informações importantes podem ser encontradas no Blog do Tesouro Direto. Há vários artigos com conceitos básicos sobre o tema, ideais para o investidor iniciante, que acabou de começar sua rotina de investimentos.

Home Tesouro Direto

Há vários artigos com conceitos básicos sobre Tesouro Direto, ideais para os investidores iniciantes, que acabaram de iniciar sua rotina no mundo dos investimentos.

Esse conteúdo foi útil para você? Confira muito mais artigos sobre mercado financeiro aqui em nosso nosso blog e aprofunde-se ainda mais nesse universo.

Quer se tornar um especialista em investimentos? Confira os conteúdos exclusivos do Hub de Educação Financeira da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias