Investir melhor

A melhor dica de investimento que você pode receber


Cintia Frankfurt

@falando_em_investir

Fundadora do Falando em Investir, analista CNPI e consultora CVM. Possui ampla expertise em planejamento financeiro e investimentos. Por meio de sua consultoria, orienta as pessoas a investir com segurança, ajudando-as a alcançar seus sonhos e objetivos de vida.


Certo dia fui surpreendida por um cliente, no meio do processo da consultoria de investimentos, com a seguinte frase: “Mas eu só queria saber onde investir!” Confesso que fiquei intrigada com essa afirmação… Será que ele não estava satisfeito com o meu trabalho?

Este foi um cliente que chegou a minha consultoria por indicação de um amigo em comum e seu desejo era começar a investir. Na verdade, ele já tinha algumas aplicações, mas seguiu dicas aleatórias, sem entender realmente o que estava fazendo. 

Quando sua esposa engravidou, ele começou a pensar como seria o futuro de sua família. Essa foi sua “virada de chave” e foi aí que ele se deu conta de que precisava investir de forma mais consciente.

Seu primeiro passo foi mergulhar na internet em busca de informações (talvez você também já tenha feito isso, certo?). Mas ele logo viu que não seria tão fácil como ele imaginava. E foi em uma conversa com este amigo em comum que ele recebeu a indicação da minha consultoria e começamos nosso trabalho em conjunto.

Ele só queria saber onde investir! Mas de repente, começamos a falar sobre FGTS, INSS e, pasmem, descobrimos uma previdência que ele nem sabia que tinha. Falamos sobre objetivos de vida, aposentadoria, a faculdade do seu filho que estava prestes a nascer. Foi quando ele soltou esta frase: “Mas eu só queria saber onde investir!”

Por que ele queria saber onde investir?

Para o meu alívio, não foi uma reclamação, pelo contrário, ele se deparou com o universo do planejamento financeiro e ficou encantado! Sua observação poderia ser traduzida como: “E eu, que achava que receberia apenas uma dica de onde investir”. 

A verdade é que ele foi apresentado a informações que ele nem imaginava que seriam fundamentais para embasar a escolha dos seus investimentos e, mais do que isso, para nortear sua vida financeira. Para saber onde investir não basta entrar no site da corretora e buscar as melhores taxas.  

É preciso conhecer bem sua renda, seus gastos, suas dívidas, seu patrimônio, seus objetivos de vida. Com estas informações em mãos, é possível fazer cálculos e traçar cenários que indicam como cuidar melhor do seu dinheiro, sendo que parte disso consiste em investir adequadamente.

Foi apenas a partir de um bom planejamento financeiro, ou seja, de um olhar amplo sobre toda a situação financeira do cliente, que pude traçar uma estratégia de investimentos e fazer recomendações específicas para ele.

O que este cliente percebeu foi uma das lições mais importantes sobre investimentos: é impossível que alguém recomende um bom investimento para você, sem conhecer seus objetivos, sua realidade financeira e sem saber quanto risco você pode assumir. Em linhas gerais, sem te conhecer muito bem!

Seria o mesmo que pedir a um arquiteto para projetar uma casa para você, sem informar o orçamento disponível, quantas pessoas vão morar na casa, se você tem um gosto mais clássico ou mais moderno. Ele pode até criar um projeto incrível, mas será que vai ser adequado para você? Provavelmente não.

Pense em uma situação, onde uma família recebe um projeto de uma linda casa, bem moderna, com altos mezaninos e varandas! Incrível, não é mesmo? Mas que perigo estes espaços podem representar quando esta família tem 3 crianças pequenas, incluindo um agitado e curioso bebê?

Ou podemos ir além, pensando em uma casa super funcional, com diversos ambientes bem compartimentados, daqueles que aproveitam muito bem todos os pequenos espaços disponíveis. Quantas pessoas não desejariam morar ali? Mas ela seria completamente inapropriada para um cadeirante que precisa de espaços amplos e de fácil deslocamento.

Por isso, sempre que você pedir uma recomendação de investimento ou decidir seguir uma dica aleatória, lembre-se do cliente que “só queria saber onde investir”. Será que essa pessoa que está prestes a te dizer o que fazer com o seu dinheiro tem informações suficientes para isso? Não se esqueça: escolher investimentos é apenas uma parte de algo maior.

Essa forma de investir e se planejar é conhecida no mercado como “Investimentos com Base em Objetivos”. Ela é muito utilizada por analistas financeiros para fazer a gestão de grandes fortunas, mas pode e deve ser utilizada por todos nós.Agora você já sabe, não adianta buscar apenas uma resposta rápida sobre onde investir. Investimentos e planejamento financeiro andam juntos e um serve de apoio ao outro para que você conquiste seus sonhos financeiros com segurança.