Tipos de investimentos

Onde investir para aposentadoria?

Idosa segurando cédulas de cem reais
O valor investido no Tesouro RendA+ Aposentadoria Extra será sempre devolvido em 240 prestações mensais. Foto: Adobe Stock

Francine Mendes

@francinemendes

Francine Mendes Gregori é Fundadora e CEO da FemFintech ELAS QUE LUCREM (EQL). Economista formada pela UFSC e especialista em educação financeira para mulheres, mestre em Psicanálise do Consumo pela Universidad Kennedy, Presidente do comitê de Insurtech da Abranet e autora do livro ‘Mulheres que Lucram’, o 4o livro mais vendido de finanças do Brasil.


Está bem, falando sério, você já pensou em se aposentar? Quanto dinheiro você sonha ter em sua conta bancária para não precisar mais vender seu tempo através do seu trabalho? 

Melhor não pensar nisso, não é verdade? Não! Quanto antes você começar planejar sua aposentadoria, menos vai precisar investir e mais rápido vai chegar ao seu objetivo. Simplesmente pelo fato de você tomar as rédeas de suas finanças e confiar num cara chamado juro composto – nesse pode confiar de olhos fechados! 

Quais os melhores investimentos para sua aposentadoria? 

Esse tema é território fértil para cair em armadilhas e conselhos desastrosos. Parece difícil, muitos profissionais do mercado financeiro querem que assim seja quando é conveniente. Entretanto, é bem mais simples do que parece montar uma carteira de investimentos para aposentadoria. 

INSS 

Primeiro de tudo, nenhum produto financeiro é mais barato que suas contribuições para o INSS; está longe de ser suficiente, mas olhe atentamente para essa opção. Embora haja uma corrente atualmente militando contra essa prática, eu sugiro obstinadamente que faça suas contribuições mensais. Você não ficará rica, mas terá o pagamento pelos seus gastos muito essenciais preservados independente de quantos anos viver. É errada a ideia de que contribuir com a previdência pública é jogar dinheiro fora. É um investimento seguro e eficiente. 

+ É autônomo e quer se aposentar? Conheça as opções para você

Fundos de previdência privada 

Em segundo lugar vem os fundos de previdência privada, aqueles que seu gerente de banco e assessor de investimentos te empurram dia após dia. 

Poucos fundos de previdência valem realmente a pena. As vantagens estão na incidência de imposto de renda e, por isso, eu gosto mais dos PGBLs quando comparo aos VGBLs, por conta da dedução de 12% da renda bruta tributável da base de cálculo de cobrança do Imposto de Renda. 

Pode ser uma diferença considerável para seu planejamento financeiro, mas só usufrui do benefício quem opta pelo modelo completo da declaração do imposto de renda que incide sua alíquota pelo valor total da aplicação. 

Nos VGBLs, a incidência do imposto é somente sobre os rendimentos e para quem opta pelo modelo simplificado de declaração. A grande vantagem que vejo na previdência privada (tanto VGBL quanto PGBL) é que o valor investido não passa por inventário em caso de morte do titular. 

Tesouro Renda + 

Por último, um dos meus investimentos preferidos é o Tesouro Renda +, lançado ano passado pelo Tesouro Nacional. 

É o melhor plano de previdência privada do mundo na minha opinião. Aliás, só existe no Brasil! Você contribui por um período e depois recebe 20 anos de renda extra, com juros compostos e correção pela inflação. A magia aqui é compor os prazos de vencimentos dos títulos para que dure muito mais que esse período os rendimentos sobre seu dinheiro. 

Imagine começar agora uma poupança para aposentadoria contemplando uma diversificação entre essas opções? Imbatível! Porém, apesar de tudo, o melhor investimento é aquele que você controla. Não importa o valor!