Renda Variável

Recessão mundial à vista? Qual o impacto nos seus investimentos?

Homem de pele morena, olhando gráficos de investimentos em duas telas de computadores

Investo

A primeira gestora independente ETFs do Brasil. Com ela, você pode investir em algumas das maiores empresas do mundo, com o desempenho espelhando em produtos consagrados no mercado internacional.


A economia mundial funciona de maneira amplamente interligada, já que países de diferentes regiões estabelecem relações comerciais variadas. Por causa disso, basta um impacto significativo em uma economia mais importante para surgir o risco de uma recessão mundial.

Esse é um cenário generalizado que exige atenção, já que ele pode interferir diretamente nos resultados dos investimentos. Por outro lado, ao saber quais podem ser esses efeitos, é possível começar a se preparar para mitigar os riscos e evitar perdas.

Para saber o que fazer diante de uma perspectiva de recessão mundial, continue a leitura e veja como esse quadro pode impactar a sua carteira de investimentos!

O que é uma recessão?

A recessão é um quadro que envolve a retração econômica de um país. Ela é marcada pela desaceleração ou mesmo queda do Produto Interno Bruto (PIB), que mede o volume de riquezas geradas no país ao longo do ano.

Além desse dado, outras questões caracterizam uma recessão econômica. Entre elas, estão:

  • redução do consumo;
  • diminuição da renda;
  • crescimento do desemprego;
  • lucros menores para as empresas;
  • diminuição da atividade industrial.

Já a recessão técnica é um cenário que ocorre quando o PIB de um país cai por dois trimestres consecutivos. Logo, o conceito considera apenas as riquezas geradas no período, ao invés de avaliar os outros critérios em conjunto.

Por sua vez, a recessão mundial consiste em uma desaceleração da economia global. Assim, os sinais de crise observados em um mercado passam a existir em escala mundial.

Apesar disso, a recessão global se baseia em uma média. Portanto, pode haver países com resultados piores, enquanto outros apresentam um desempenho mais positivo.

Existe alguma possibilidade de recessão mundial em 2023?

Em 2023, a discussão sobre recessão mundial se tornou mais frequente devido aos receios de esse quadro se concretizar. Conforme o Fórum Econômico Mundial, mais de 60% dos economistas-chefes entrevistados afirmaram que era provável ocorrer uma crise global nesse ano.

Em abril de 2023, a expectativa para esse quadro ocorrer era de 65%. O resultado estava relacionado, principalmente, ao aumento das taxas de juros nos Estados Unidos e em outros mercados, como na Zona do Euro.

A escalada dos juros foi motivada, principalmente, pela inflação elevada ao longo de 2022 nessas regiões, refletindo-se em outros países. Como os Estados Unidos têm a maior economia do mundo, uma recessão nesse mercado tende a impactar o restante do mundo. Esse fator pode aumentar o risco da situação assumir proporções globais.

Como uma recessão pode afetar os seus investimentos?

O cenário de recessão mundial exige atenção, entre outros motivos, porque ele pode interferir nos resultados dos seus investimentos. Um dos aspectos mais importantes relacionados à depressão é o aumento da volatilidade do mercado.

Isso acontece porque os investidores ficam mais avessos ao risco, o que pode levá-los a fazer mais movimentações — como encerrar posições da sua carteira. Isso deixa o mercado mais imprevisível e aumenta a insegurança geral.

Também podem ocorrer quedas nos resultados, ainda que de maneira pontual. Com a desaceleração da economia, muitas empresas lucram menos. Esse aspecto tende a se refletir nos resultados dos ativos atrelados a elas.

Outra possibilidade envolve as mudanças nas condições das classes de investimento. A recessão, muitas vezes, é causada por um aumento na taxa de juros. Isso pode tornar os investimentos de renda fixa mais atraentes, enquanto os ativos de renda variável costumam perder atratividade.

Porém, uma crise mundial também pode trazer oportunidades. Na renda variável, certos ativos podem ficar descontados — ou seja, serem vendidos por uma cotação inferior ao seu justo valor.

Esse cenário pode se consolidar com ações de empresas consideradas sólidas e cotas de fundos com expectativas promissoras, por exemplo. Se você estiver preparado, é possível aproveitar essas condições para ampliar o potencial de lucros.

Como se preparar para um possível cenário de recessão?

Estando ciente da possibilidade de ocorrer uma recessão econômica global, é essencial começar a se preparar para se proteger dessa situação. Na sequência, veja quais decisões você pode tomar para evitar perda de rendimentos diante desse quadro!

Foque no longo prazo

Uma das dicas mais relevantes para se proteger de uma recessão mundial é manter o foco no longo prazo. Além de diminuir a sua exposição à volatilidade, essa é uma forma de aproveitar o potencial de recuperação e crescimento da economia.

Observe o gráfico do Banco Mundial que mostra a variação da economia global entre 1972 e 2022:

Note que ocorreram algumas recessões no período, com destaque para aquelas de 2008 e de 2020. Mesmo com os resultados negativos, a economia mundial se recuperou — e esse movimento pode se consolidar em seus investimentos.

Diversifique sua carteira

Você aprendeu que uma recessão mundial não é homogênea, então, diferentes mercados e setores são impactados de modo distinto. Como não é possível prever quais deles serão os mais afetados, o ideal é diversificar seu portfólio.

Isso significa buscar oportunidades em diferentes classes, ativos e segmentos da economia. Desse modo, você mitiga os riscos e eventuais perdas podem ser compensadas pelos ganhos de outros investimentos, por exemplo.

Exponha seu capital ao mercado internacional

Para diversificar sua carteira, é essencial não manter seu capital exposto apenas aos resultados da economia de um país — especialmente diante da perspectiva de recessão mundial. Logo, pode ser adequado buscar alternativas relacionadas ao mercado internacional.

Assim, os seus resultados dependerão do desempenho da economia do Brasil e de outros países. Essa também é uma forma de se proteger de algumas oscilações cambiais. Se o investimento for dolarizado, por exemplo, você pode ganhar se a cotação da moeda americana subir.

Uma das formas mais práticas de investir com esse grau de exposição é por meio dos exchange traded funds (ETFs) ou fundos de índice. Esses são veículos coletivos cujas cotas são negociadas na bolsa de valores brasileira (B3). 

O objetivo dos ETFs é replicar a carteira teórica de um índice de referência. Se esse índice for composto por ativos internacionais, seu capital ficará exposto a outras economias. Como o investimento é feito em reais, vale considerar essa alternativa para a diversificação.

Como você acompanhou, a recessão mundial se relaciona à desaceleração da economia global. Nos primeiros meses de 2023, havia uma grande expectativa de que esse quadro se consolidasse. Ao adotar as estratégias adequadas, você pode se proteger dos impactos desse cenário e continuar se aproximando dos seus objetivos financeiros.

Quer acompanhar com facilidade o que acontece no mercado financeiro? Assine nossa newsletter e receba as atualizações!