Notícias

1 em cada 4 pessoas pensa que a sociedade deveria eliminar o uso do dinheiro físico já em 2025

31% dos brasileiros já não saem com dinheiro físico quando vão às compras

Dinheiro
Dinheiro

As tecnologias avançam, novos meios de pagamento aparecem e o comportamento dos consumidores muda. Com isso, uma pesquisa realizada pela Adyen mostrou que 26% das pessoas pensam que a sociedade deveria eliminar o uso de dinheiro físico já em 2025.

Esse pensamento vem junto com a redução do uso de cédulas como meios de pagamento, e com cartões, pix, e outros pagamentos digitais tomando espaço. Meios esses que cresceram 10,1% no último ano e a expectativa é que avance entre 8,5% e 10,5% neste ano, conforme Associação Brasileira de Meios de Pagamentos Eletrônicos (Abecs).

A pesquisa da Adyen, realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr), também identificou que 31% dos consumidores já não carregam a carteira física no momento da compra.

Jornada de pagamento define consumo

A jornada de pagamentos é a etapa final do processo de compras e se mostra essencial para conquistar e fidelizar clientes. Ela também é a parte mais sensível e demanda maior atenção dos vendedores e consumidores.

O questionário identificou que 59% dos brasileiros saem das lojas físicas sem comprar se não puderem pagar como desejam, número maior que a média global, que está em 55%.

Já no universo do e-commerce, 46% responderam que desistem da compra se não puderem pagar da forma que desejam, abaixo do número mundial, que está em 56,8%.

Fraudes preocupam varejistas e consumidores

Outro ponto sensível na etapa de pagamentos é a possibilidade de fraudes. Com a transformação digital do varejo, as formas de compras estão ficando mais avançadas, ao mesmo tempo em que aumenta a sofisticação das tentativas de fraude online.

No último ano, 43% dos brasileiros foram vítimas de fraude. Globalmente, as vítimas correspondem a 35% dos entrevistados. Os varejistas também encontram desafios com ataques fraudulentos e vazamento de dados. Globalmente, o setor varejista perdeu US$ 429 bilhões com ataques fraudulentos em 2023.

No ano passado, 66% dos varejistas brasileiros enfrentaram aumento nas tentativas de fraude à organização, mais de 20 pontos percentuais acima da média global de 41%. 

Por isso, a pesquisa mostra que apesar de 18% dos consumidores brasileiros terem vontade de concluir a transação em poucos cliques, 23% aceitam quando a empresa solicita comprovação de identificação para concluir o pagamento.

Para saber ainda mais sobre educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.