Notícias

Banco Central reabre consulta para dinheiro esquecido em contas bancárias

Até o último domingo, quase 20 milhões de consultas haviam sido feitas

Fachada do prédio sede do Banco Central do Brasil.
Banco Central liberou consulta para valores deixados em bancos comerciai e outras instituições financeiras Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

O Banco Central do Brasil vai retomar, nesta terça-feira 07/03, as consultas do Sistema de Valores a Receber (SVR). A ferramenta mostra os valores esquecidos por correntistas de bancos e instituições financeiras e permite resgatá-los.

As consultas foram abertas em 28/02, mas os saques só poderão ser feitos a partir das 10h desta terça, no site do próprio Banco Central. Até o último domingo, 05/03, cerca de 19,7 milhões de consultas haviam sido feitas

Segundo a autarquia, existem R$ 6 bilhões acumulados sob o registro de 38 milhões de CPFs e 2 milhões de pessoas jurídicas.

Quem é quem na estrutura do sistema financeiro nacional?

Os valores podem ter sido deixados ao se encerrar uma conta com um banco comercial ou na hipótese do falecimento de um correntista. Neste caso, os herdeiros terão direito aos recebíveis, assim como seus representantes legais.

O Banco Central reforça que seu site é o único meio de restituir o dinheiro deixado ou esquecido e que não envia mensagens com links induzindo ao resgate.

Quer saber mais sobre investimentos e aprender a organizar suas finanças? Acesse os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.