Notícias

BC dos EUA sobe juros em 0,25 ponto percentual para maior valor em 22 anos

Taxa está agora entre 5,25% e 5,5%. Federal Reserve deixou a porta aberta para novo aperto monetário. Presidente do Fed disse que segue focado em cumprir a meta de inflação

Brasão do Sistema de Reserva Federal dos EUA
Símbolo do Federal Reserve System na Sala de Imprensa do FED, nos EUA. Fonte: Adobe Stock.

Por Redação B3 Bora Investir

O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira, 26/07, elevar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros para o intervalo de 5,25% a 5,5% ao ano.

Esse é o maior patamar de juros da economia americana em 22 anos, ou seja, desde janeiro de 2001. A decisão ficou em linha com o esperado pelos analistas, no entanto a sinalização de término do aperto monetário não veio.

Na entrevista após a decisão, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o segue muito focado em cumprir meta de inflação a 2%.

“Moderou um pouco [inflação] desde meados do ano passado, mas tem um longo caminho pela frente, mesmo com a expectativa de inflação de longo prazo bem ancorada [na meta]. (…) Levará tempo para que os efeitos do aperto surtam efeito” completou.

O mandatário também alertou que voltar à estabilidade de preços exigirá um período de crescimento econômico abaixo da média. E disse que o Fed vai avaliar a necessidade de apertar ainda mais a política monetária “reunião por reunião”.

“Se o Fed decidir aumentar ainda mais as taxas, ele seguirá em frente e tomará essa decisão”, concluiu.

Para o economista-chefe da Kínitro Capital, Sávio Barbosa, o aumento de hoje será o último desse ciclo de alta de juros, diante de uma leitura mais benigna da inflação americana.

“O núcleo sustentou um ritmo próximo de 5% em termos anualizados no 1º semestre de 2023. Nossas projeções indicam que ele desacelerará para um ritmo anualizado abaixo de 3% no 2º semestre, o que dará conforto ao FED para manter a taxa de juros estável ao longo dos próximos meses”.

Quando começou o aperto monetário?

O Banco Central americano começou a apertar sua política monetária em março de 2022, diante do escalada da inflação. Desde então foram onze elevações da taxa básica em 0,25 ponto percentual. Em junho, o Fed pausou sua alta.

Como está a economia dos EUA?

Na segunda-feira, 24/07, o índice de gerentes de compras (PMI) composto dos Estados Unidos, que reúne a atividade do setor industrial e de serviços, desacelerou para 52 pontos em julho.

O indicador acima de 50 pontos indica que há expansão nesses grupos. No entanto, esse foi o ritmo mais lento de expansão da atividade comercial americana em cinco meses.

O principal impacto veio da moderação do crescimento no setor de serviços, além do crescimento econômico mais lento – característico para essa época do ano – da fraca criação de vagas, confiança empresarial em queda e inflação persistente.

Resultado do PIB

Nesta quinta-feira, 27/07, será divulgado o resultado do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos no segundo trimestre.

A leitura dos analistas é de uma perda no ritmo do PIB para 1,8%. Nos primeiros três meses do ano, a maior economia do planeta avançou 2%.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.