Notícias

Black Friday: dicas para garantir a segurança nas compras online

Proteger dados pessoais e pesquisar sobre lojas são algumas das recomendações para evitar prejuízos

Um cadeado em cima de uma carteira
No Brasil, os descontos em novembro viraram tradição a partir de 2010. Foto: Adobe Stock

Já faz algum tempo desde que as compras de fim de ano não ficam concentradas só no Natal. Com a Black Friday, os consumidores ganharam mais um mês para aproveitar descontos e promoções.

A estratégia de vendas nasceu nos Estados Unidos e tem ligação com o feriado de Ação de Graças, já que por lá a Black Friday acontece um dia após essa data. No Brasil, os descontos em novembro viraram tradição a partir de 2010.

Segundo dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), para a edição deste ano espera-se grande participação do PIX em transações via e-commerce e que a maioria dos consumidores opte pelo omnichannel, em que a compra é feita online, mas com retirada na loja.

Com a maioria dos pagamentos acontecendo por meio eletrônico, dicas de segurança envolvendo transações pela internet tornam-se relevantes. Confira a seguir algumas delas.

Dicas de segurança do PIX

Lançado em 2020, o PIX levou apenas um ano para superar os cartões de crédito e débito e se tornar a principal forma de pagamento do país. Isso aconteceu quando, no último trimestre de 2021, as transações com PIX registraram R$ 3,9 bilhões contra R$ 3,8 bilhões dos outros meios de pagamento, segundo dados do Banco Central (Bacen).

+ PIX faz dois anos e deve ganhar função débito automático em breve

Para operar sempre com segurança, é importante:

  • Desconfiar se a loja online pedir sua senha, já que a Chave PIX – como CPF ou número do celular – e a chave de segurança do aplicativo bancário são o bastante para realizar a transação;
  • Conferir se o pagamento caiu na hora. Transações via PIX são instantâneas: se o valor não chegou após poucos segundos na conta em que deveria cair, pode ter algo errado;
  • Não pagar pelas transações. Para pessoas físicas, os pagamentos via PIX são isentos de taxas e qualquer cobrança é indevida.

Também é importante lembrar sobre a função de limite que os aplicativos de banco disponibilizam aos usuários do PIX. Com isso, cada cliente pode personalizar os valores máximos destinados a transações desse tipo. A estratégia diminui perdas em casos de furto e roubo de celulares.

+ PIX: o que é e como usar de maneira segura

Dicas de segurança para comprar online

Na hora de pesquisar preços e fazer compras pela internet, vale se atentar a alguns cuidados para evitar dor de cabeça e prejuízos:

  • Desconfie de preços muito baixos. É verdade que o principal atrativo da Black Friday são os descontos, mas preços muito abaixo do normal são iscas que golpistas usam. E se o preço supostamente vantajoso constar numa loja desconhecida, então vale desconfiar em dobro.
  • Confira se a loja é idônea. A dica vale principalmente se é a primeira vez em que se faz compras em determinado site. Para facilitar, uma boa ideia é conferir se a loja tem CNPJ registrado. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal;
  • Saiba quais lojas evitar. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) disponibiliza uma lista de empresas com mais reclamações registradas. Também é possível consultar o Procon de outros estados.
  • Proteja seus dados. Uma ferramenta disponibilizada por muitos bancos, o cartão virtual é gerado pelo aplicativo bancário e dá ao cliente uma numeração temporária. Se tais dados vazarem em algum site, não poderão ser usados em outras compras.

+ Aplicativos de banco: como usar de maneira segura

Quer estudar sobre finanças pessoais? Confira o HUB de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.