Notícias

Com forte revisão para baixo, previsão do PIB da Alemanha é de queda de 0,6% este ano

Para o ano que vem, os institutos também apostam em uma desaceleração e a Alemanha deve crescer 1,3%, ante 1,5% na última previsão

Alemanha. Foto: Pixabay
Segundo os institutos, a economia do país foi afetada pela indústria e consumo em recuperação muito mais lenta do que o esperado. Foto: Pixabay

Por Redação B3 Bora Investir

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha vai regredir 0,6% em 2023, diz uma pesquisa realizada por cinco institutos econômicos, incluindo o Ifo. A previsão é bem mais baixa do que a última realizada pelos institutos, que era de crescimento de 0,3% neste ano. Para o ano que vem, os institutos também apostam em uma desaceleração e a Alemanha deve crescer 1,3%, ante 1,5% na última previsão. Para 2025, a expectativa é de crescimento de 1,5%.

Segundo os institutos, a economia do país foi afetada pela indústria e consumo em recuperação muito mais lenta do que o esperado. A fraqueza econômica deve continuar afetando o mercado de trabalho neste ano, com aumento do desemprego, mas em 2024 esse número tende a ser recuperado, afirma a pesquisa.

A taxa de inflação do país deverá terminar 2023 em 6,1% ao ano, e diminuir para 2,6% em 2024. Os institutos apostam no núcleo da inflação também em 6,1% ao ano até o fim de 2023, com desaceleração a 3,1% em 2024.

As previsões econômicas foram elaboradas pelo Instituto Ifo, pelo Instituto Halley de Pesquisas Econômicas, pelo Instituto Kiel para a Economia Mundial, pelo RWI – Instituto Leibniz de Pesquisa Econômica e pelo Instituto Austríaco de Pesquisas Econômicas.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias