Empresas

Flash InvestNews: Paraná pretende deixar controle da Copel via oferta de ações

Por que o governo do PR tem a intenção de transformar a Copel em companhia de capital disperso e reduzir sua fatia no capital? Entenda no Flash

Torres de energia. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Por volta das 11h15, a ação CPL6 avançava 26,68%, negociada a R$ 9,07. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

A elétrica paranaense Copel (CPLE6) informou nesta segunda-feira (21) que recebeu do governo do Paraná, seu controlador, um comunicado sobre a intenção do Estado de transformar a elétrica em companhia de capital disperso, sem acionista controlador.

Segundo o comunicado desta segunda-feira, conforme estudos conduzidos pelo Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE), o governo paranaense permaneceria com participação de pelo menos 15% do capital social total da elétrica, e de 10% da quantidade total de votos conferidos pelas ações com direito a voto.

A transformação da Copel em uma “corporation” se daria através de oferta pública secundária de ações e/ou units, conforme plano do governo paranaense.

Por volta das 11h15, a ação CPL6 avançava 26,68%, negociada a R$ 9,07.

Outro destaque do dia é o aumento de casos de covid-19 na China, com o país fechando empresas e escolas em distritos atingidos e endurecendo as regras para entrar na cidade, à medida que as infecções aumentam em Pequim e nacionalmente. Foram registradas duas mortes em Pequim.

Além disso, o mercado financeiro passou a projetar uma taxa Selic terminal maior em 2023, segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

Após dez semanas de estabilidade, a estimativa subiu de 11,25% para 11,50% ao ano. Já para o fim deste ano, o mercado ainda espera 13,75%.

Conteúdo InvestNews, parceiro do B3 Bora Investir

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias